Verbos intransitivos e transitivos: por que isso te pega todo dia
Eu passei anos revisando textos de alunos que metiam "ele assistiu o jogo" em tudo quanto era lugar. A gente tem uma tendência natural de achar que todo verbo precisa de complemento. Não precisa. Às vez isso parece simples, mas os erros mais difíceis de corrigir estão justamente nos verbos que mudam de família conforme o contexto. Verbos intransitivos e transitivos não são categorias isoladas na maioria dos casos. Eles se sobrepõem. Um mesmo verbo pode funcionar como intransitivo em um período e transitivo direto ou indireto em outro. O que define isso não é a palavra em si, e sim a construção que você monta ao redor dela.
O básico rápido
Verbo intransitivo é aquele que não pede complemento. A frase já fecha sem nada além do sujeito e do próprio verbo. "Ele dormiu." Está completa. "A criança riu." Também. Se você juntar um "a" ou "de" ou o que for, só vai estar acrescentando um adjunto adverbial, não um complemento obrigatório. Verbo transitivo direta exige um objeto direto. "Ele comprou um carro." Sem "um carro" a coisa não fecha. Transitivo indireto pede preposição. "Ela precisava de ajuda." O "de" não é opcional. Você não pode trocar por "ela precisava ajuda" sem mudar o registro para algo fora do padrão.
Tem ainda o transitivo direto e indireto ao mesmo tempo, que chama os gramáticos de bitransitivo. "Ele deu um livro à mãe." Objeto direto: "um livro". Objeto indireto: "à mãe". Duas cobrições, uma oração.
Onde a coisa fica confusa de verdade
A confusão mais frequente vem dos verbos que aceitam duas regências. Vou citar alguns que aparecem com frequência em provas e em revisões de texto: assistir, almejar, implicar, obedecer, esquecer, lembrar. Por exemplo, "assistir" como intransitivo significa "estar presente", "ver". "Eu assisti ao filme." Nesse caso o "a" é preposição exigida pelo sentido transitivo indireto. Se você diz "eu assisti o filme", está usando coloquialmente, sem preposição, o que é comum na fala mas marca erro em avaliação formal. Quando "assistir" quer dizer "prestar assistência", vira transitivo direto: "o hospital assistiu os pacientes". Sem preposição.
O mesmo mecanismo vale para outros verbos. "Esquecer" e "lembrar" mudam de regime conforme o uso. "Esqueci o compromisso" (transitivo direto) vs. "Esqueci-me do compromisso" (bitransitivo pronominal). A versão pronominal não exige preposição no objeto, mas a oração ganha um pronome oblíquo que funciona como parte da regência.
Um problema real que eu encontrei
Numa revisão de tese de doutorado, encontrei um parágrafo inteiro com "presenciar" usado como se fosse transitivo direto. "Eles presenciarão o evento." O aluno argumentou que a construção era comum. Eu concordo que é comum, mas não é padrão. "Presenciar" é transitivo direto por definição, sim. O erro era outro: o autor estava usando "presenciar" no sentido de "comparecer a", coisa que o verbo não faz. Ele queria dizer "estar presente no evento", então deveria ter usado "comparecer ao evento" ou "estar presente no evento". A solução prática foi trocar o verbo. Não adianta insistir em encaixar um transitivo direto num lugar onde o sentido exige intransitividade com adjunto. O resultado fica estranho na leitura e passa a impressão de descuido grammatical.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Como identificar na prática
O teste mais confiável que eu uso é o seguinte: retira o suposto complemento. Se a oração cai e fica sem sentido, o verbo é transitivo. Se a oração continua com significado completo, é intransitivo e o que parecia complemento é só um adjunto. Pegue " Ela telefonou para a mãe." Tire "para a mãe". Sobra "Ela telefonou." Sozinha, a oração é completa, mas perde a informação de destino. Isso mostra que "telefonar" é intransitivo e o trecho é adjunto adverbial de destino, não objeto. Agora compare com "Ela telefonou a mãe." Aqui o "a" marca objeto indireto. A construção exige complemento, mesmo que a oração pareça possível sem ele em certos contextos.
Outro teste útil: transformar a oração na voz passiva. Só funciona com transitivo direto. "O carro foi comprado por ele." Fica perfeito. "O jogo foi assistido por ele." Fica estranho porque "assistir" no sentido de ver pede preposição. Então "assistir" aqui não é transitivo direto.
Dica técnica que poupa tempo
Quando estiver na dúvida entre transitivo direto e indireto, olhe o dicionário. Não confie no ouvido só. Regência varia por região e por registro. O que soa natural em São Paulo pode soar errado num concurso de Brasília. Dicionários como o Houaiss e o Michaelis indicam a regência padrão com exemplos. Eu uso esses dois como referência rápida durante revisões. Leva cerca de trinta segundos por verbo.
Erros comuns que eu vejo todo dia
Um deles é confundir adjunto adverbial com objeto. Frases como "Eu morro de vontade" parecem pedir análise de objeto, mas "de vontade" é adjunto adverbial de causa. "Morro" aqui é intransitivo. Outro erro recorrente é tratar "gostar" como transitivo direto. "Eu gosto chocolate" não existe no padrão. É "Eu gosto de chocolate". O "de" é parte da regência, não opcional. Tem também o caso de verbos que mudam de significado conforme a regência. "Implicar" como transitivo direto significa "acarretar". "Isso implica consequências." Como transitivo indireto, significa "ter implicância com". "Ele implica com o colega." Duas famílias, mesma palavra. Trocar uma pela outra gera ambiguidade imediata.
O que não funciona bem
Ensinar listas fixas de verbos com suas regências decoradas não escala. Alunos que aprendem decoreba falham quando o verbo entra num contexto novo. O método mais resistente é entender o mecanismo de complemento versus adjunto, não memorizar tabelas. Decoreba serve para provas de múltipla escolha, mas não para produção escrita competente. Também é limitado tratar esses verbos como categorias rígidas. Na prática, a língua oscila. Construções coloquiais como "eu vi o filme" vs. "eu assisti ao filme" mostram que o registro importa. Se o seu público é acadêmico ou formal, a forma padrão prevalece. Se é conversacional, a variação é natural e não deve ser marcada como erro absoluto.
Para quem precisa revisar textos com frequência, eu recomendo usar um comparador de regência: anote o verbo, teste a remoção do complemento, verifique se a voz passiva funciona e consulte o dicionário quando houver dúvida. Esse fluxo leva de dois a cinco minutos por verbo duvidoso, mas evita retrabalho posterior.