Conjugando o pretérito imperfeito sem precisar decorar tabelas inteiras
O pretérito imperfeito em português se usa para ações passadas habituais ou contínuas que não têm um início ou fim definidos. Você já deve ter ouvido falar que ele corresponde ao "was/were + -ing" do inglês, e tecnicamente funciona assim na maior parte das vezes. Mas essa equivalência começa a falhar logo nos primeiros parágrafos de qualquer texto mais longo. Eu aprendi isso na prática quando precisei traduzir um contrato antigo em 2019. Havia três versões do mesmo documento, datadas de meses diferentes, e em todas elas aparecia a expressão "as partes deveriam apresentar". A tentação era traduzir tudo como "would present" ou "were to present", mas isso gerava uma ambiguidade jurídica insuportável. O que eu precisava mesmo era distinguir entre a obrigação recorrente (pretérito imperfeito do indicativo: "deviam apresentar") e a hipótese condicionada (pretérito imperfeito do subjuntivo: "devessem apresentar"). A diferença muda completamente quem tem a responsabilidade legal de agir.
Como identificar o verbo no pretérito imperfeito em qualquer texto
A marcação morfológica é bastante regular nas terminações em -ar (acabava, falavas, estudávamos) e nas terminações em -er/-ir (comia, vendias, vivias). Os verbos irregulares são onde a coisa fica chata. O imperfeito do indicativo de "ser" (era, eras, éramos), "ir" (ia, ias, íamos) e "ter" (tinha, tinhas, tínhamos) não segue nenhum padrão visível para quem está aprendendo. Eu resolvi isso memorizando apenas essas três formas no início, porque elas aparecem em pelo menos trinta por cento dos textos formais. O imperfeito do subjuntivo segue uma regra mecânica: tira o pretérito perfeito da terceira pessoa do plural e adiciona -asse, -asses, -asse, -ássemos, -ásseis, -assem para o primeiro grupo, ou -isse, -isses, -isse, -íssemos, -ísseis, -issem para os demais. "Eles fizeram" vira "fizesse", "eles puderam" vira "pudesse". Funciona consistentemente. O problema é que estudantes costumam aplicar essa regra aos verbos irregulares do primeiro grupo, gerando formas como "trouxesse" quando o correto é "trouxesse" mesmo, então pelo menos esses não escapam.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
A principal armadilha que eu vejo todo dia em fóruns de aprendizagem é a confusão entre imperfeito do indicativo e pretérito perfeito. "Eu comprava um carro" e "eu comprei um carro" parecem intercambiáveis para muita gente. A primeira indica que a ação era habitual ou estava em andamento no passado; a segunda indica que ela simplesmente aconteceu e acabou. Na prática, isso significa que "eu comprava um carro" pode levar a uma continuação natural ("...quando mudou o preço"), enquanto "eu comprei um carro" geralmente encerra a narrativa. Outro ponto que poucos explicam direito: o imperfeito pode funcionar como condicional disfarçado em contexto narrative. "Eu estava pensando em ligar para você" não está descrevendo apenas um estado mental passado. Está implicando que a ação não se concretizou. Eu uso essa leitura constantemente ao analisar e-mails profissionais, porque "estávamos verificando o problema" soa muito mais educado do que "verificamos o problema e não conseguimos resolver". A escolha do tempo verbal carrega a desculpa sem precisar dizê-la explicitamente.
Se você quer praticar, existe um arquivo de exercícios em PDF que eu montei há dois anos e que ainda atualizo ocasionalmente. Ele foca principalmente nos casos em que o imperfeito entra em conflito com o mais-que-perfeito e com o pretérito perfeito do subjuntivo, que é onde a maioria das pessoas trava. O link é uma referência direta ao material. Dito isso, o material por si só não resolve o problema de compreensão auditiva. Ouvir imperfeito em velocidade natural ainda exige exposição frequente a contextos reais, não a exercícios isolados.