Texto Com Pronomes Pessoais - Texto Para Trabalhar Pronomes Pessoais 3o Ano - BRAINCP
Texto Para Trabalhar Pronomes Pessoais 3o Ano - BRAINCP

Como colocar pronomes pessoais no texto certo

O primeiro problema que as pessoas encontram é a posição do pronome em relação ao verbo. No português brasileiro falado, todo mundo diz "me dá isso", mas na escrita formal a regra é diferente. O pronome oblíquo átono pode vir antes, depois ou entre dois verbos, e isso depende de fatores que não têm muito a ver com o sentido da frase. Tem a ver com o que vem antes do verbo. Aqui vai um exemplo do dia a dia. Eu estava revisando um manual técnico de engenharia — algo de trêscentas páginas sobre especificações de soldagem — e precisei padronizar o uso de pronomes em todo o documento. O contratante exigia norma culta. Passei duas horas refazendo Construction que tinham "você nos enviou" por "enviou-nos" ou "o enviou". Isso não é burocracia desnecessária, é coerência. Quando o texto mistura register, o leitor sabe inconscientemente que alguém escreveu rápido e deixou passar.

Texto com pronomes pessoais: a regra prática

O pronome pessoal do caso reto (eu, tu, ele, nós, vós, eles) funciona como sujeito. O oblíquo (me, te, o, a, lhe, nos, vos) funciona como objeto. A confusão começa quando você tenta usar o reto como objeto, o que acontece o tempo todo na fala informacional. Veja esta construção: "Ele viu eu no corredor." Isso é errado em qualquer variety do português padrão. O correto é "Ele me viu no corredor" ou, se quiser manter a ênfase, "Fui eu que ele viu no corredor." O erro é tão comum que muitos gramáticos contemporâneos já aceitaram certas construções na linguagem coloquial, mas em texto profissional isso ainda cai na avaliação.

O que muita gente não sabe é que a posição do pronome oblíquo não obedece apenas à conjugação verbal. Existem palavras que atraem o pronome para before do verbo — chamamos isso de atrativo. Palavras como negativas (não, jamais, nunca), advérbios (aqui, agora, já), conjunções subordinativas (que, se, quando) e certos pronomes relativos empurram o pronome para a posição pré-verbal. Por exemplo: "Não me diga isso" e não "Não diz-me isso." A negativa cria uma restrição sintática que o verbo carrega junto. Por outro lado, verbos no imperativo afirmativo e gerúndio puxam o pronome para after do verbo: "Diz-me isso", "Estou fazendo-o agora." Imperativo negativo volta a exigir a posição anterior: "Não me digas isso." É um sistema de duas vias que funciona como um interruptor. A forma do verbo determina a direção do pronome.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Um detalhe que quase ninguém explica direito: a colocação pronominal varia entre variedades. Em Portugal, a próclise é muito mais frequente do que no Brasil. Um português nativo escreve naturalmente "Não me importaria" em qualquer contexto. Um brasileiro pode escrever "Não importar-me-ia" soando arcaico, mas as duas formas são corretas. O importante é manter uniformidade dentro do mesmo texto. Agora vou falar de um caso específico que peguei semana passada. Tinha um contrato jurídico com cláusulas como "O interessado poderá solicitar-lhe o documento" e "A parte CONTRATADA obriga-se a entregá-lo." Eu precisei decidir se mantinha a mesóclise (solicitar-lhe) ou mudava para a próclise (lhe solicitar). A mesóclise é gramaticalmente correta quando o verbo está no futuro do presente ou futuro do pretérito e não há fator atrativo. Mas em contratos modernos, a tendência é evitar. Recomendo próclise quando houver transparência de leitura, mesóclise apenas em textos formais que exigem registro mais elevado. A diferença é sutil mas perceptível para quem lê muito.

O pronome "si" também gera confusão. "Ele falou consigo" está errado. O correto é "Ele falou com você" ou "Ele falou consigo mesmo" quando se quer enfatizar a reflexividade. O "si" sozinho não funciona como objeto direto nem indireto em português padrão. Ele precisa de complemento ou de reforço reflexivo. Esse é um erro que aparece com frequência em textos produzidos por falantes de espanhol, onde "sí" tem uso mais amplo. Outro ponto negligenciado: a crase com pronomes. "Refiro-me à Senhora Doutora" exige crase porque "Senhora" é feminino e admite artigo. Mas "Refiro-me a ela" não leva crase porque pronomes pessoais não recebem artigo definido na maioria dos casos. A exceção é quando o pronome é substantivado: "A ela que eu me refiro." Note a diferença de estrutura.

Se você está revisando um texto e quer saber rapidamente se os pronomes estão corretos, faça esta verificação básica em trinta segundos por parágrafo: 1) o pronome reto está funcionando como sujeito? 2) o oblíquo está na posição indicada pela regência verbal? 3) há fator atrativo justificando a próclise? 4) o verbo está em forma que permite ênclise? Isso cobre oitenta por cento dos erros comuns em textos formais. O maior limitação desse sistema é que ele não é estático. Novas construções surgem constantemente, especialmente com a influência dos meios digitais. A forma "para mim fazer" versus "para eu fazer" ainda gera debate entre prescritivistas e descricionistas. A norma culta tradicional mantém "para eu fazer", mas "para mim fazer" é amplamente aceito em contextos menos formais. Saber escolher o registro adequado é mais importante do que memorizar regras absolutas.

Para quem trabalha com produção textual profissional — revisores, redatores, tradutores — dominar a colocação pronominal economiza em média quinze minutos por página de revisão. O tempo gasto aprendendo as regras de atrativo e regência se paga na terceira revisão. Antes disso, o processo é mais lento porque você para a cada frase para consultar a regra. Depois de interno, o processo se torna automático.