Rios De Minas Gerais - EstadãoMG: Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. Principais rios De Minas
EstadãoMG: Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. Principais rios De Minas

O que são os rios de Minas Gerais

Minas Gerais tem uma rede hidrográfica enorme. O estado é banhado por bacias que vão do Rio São Francisco ao Rio Paraná, passando pelo Rio Paraíba do Sul. A geografia faz com que a água corra em praticamente todas as direções, o que complica qualquer sistema de gestão hídrica. Eu passei anos mapeando trechos desses rios pra trabalho de campo. O problema é que a maioria dos mapas oficiais não mostra o que acontece na prática. Um rio pode ter cinco nomes diferentes dependendo do município. O mesmo vale pra coordenadas GPS. Você chega num local marcado num mapa e a rio tá a duzentos metros dali, virado pro outro lado por causa de uma curva que o satelite não registrou direito.

Rios de Minas Gerais: dados práticos

Os principais rios do estado, em ordem de vazão média anual, são o São Francisco, o Paranaíba, o Grande, o Pará e o Carinhanha. O São Francisco é o que mais se destoa porque nasce em MG e ainda assim é um rio transversal que corta o estado pra fora. Os outros três formam a bacia do Paraná junto com afluentes como o Rio das Mortes e o Rio Verde. A bacia do Rio Paraíba do Sul é diferente. Ela drena a porção leste do estado e tem um regime bem mais irregular. No verão o fluxo dispara por causa das chuvas de massa. No inverno seca quase até mostrar o leito de pedra. Isso acontece todo ano desde os anos 90. Você não consegue confiar na média anual pra nada.

Tive um caso específico com o Rio das Velhas, um afluente direto do São Francisco. Queria coletar amostras de sedimentos num trecho entre Nova Lima e Catas Altas. O mapa dizia que tinha acesso por estrada de terra na altura do quilômetro 47. Cheguei lá e a estrada tinha sido interditada por uma mina que operava perto dali. A vegetação tinha crescido tanto que o acesso que eu via numa imagem de satélite de 2018 simplesmente não existia mais. O que eu fiz foi entrar em contato com a prefeitura de Nova Lima e pedir uma autorização pra usar a trilha de acesso da antiga mina, que ainda aparecia em fotos aéreas mais recentes. Levou dois dias e meio pra liberar. Aí sim consegui chegar no ponto de coleta. Se você for fazer algo parecido, já avisa com antecedência porque o tempo de espera é imprevisível. Quase todo mundo que estuda rios mineiros começa ignorando um detalhe. A qualidade da água muda drasticamente entre estações, mas a diferença não é linear. Tem um pico de turbidez que começa quinze dias antes do período chuvoso e dura uns dez dias depois que a chuva para. A maioria dos relatórios pega amostras no meio do verão e conclude que o rio está "bom". Na realidade, é quando ele tá pior. Se você quer dados confiaveis, precisa coletar no mínimo quatro vezes ao ano: pré-chuva, pico de cheia, vazante e estiagem.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

O outro erro comum é confiar em dados de estações da ANA que ficam a quilômetros do ponto de interesse. O Rio das Mortes tem uma estação monitorada em Serro que mostra concentração de metais pesados dentro da norma. A três quilômetros rio abaixo, perto de Itaueira, a mesma água já ultrapassa o limite para arsênio e chumbo. A diluição não funciona como as pessoas imaginam porque os afluentes carrem sedimentos contaminados de áreas de mineração abandonada. O monitoramento pontual é útil, mas dá uma falsa sensação de segurança. Se o seu objetivo é apenas navegar ou pescar, os rios do norte de Minas, especialmente trechos do São Francisco entre Petrolina e Juazeiro, são os mais acessíveis. Mas atenção: a represa de Sobradinho altera o regime natural completamente. O nível da água sobe e desce conforme a geração de energia, sem aviso. Já vi gente levar barco pra remar num trecho que estava seco horas antes porque a usina tinha fechado as comportas. Sempre liga pra operadora da usina antes de qualquer saída.

pra quem quer baixar dados hidrológicos, o site da ANA oferece séries históricas gratuitas. O problema é que a interface deles é lenta e você precisa montar filtros manualmente. Uma alternativa mais prática é o sistema HidroWeb, que permite exportar dados em CSV direto. Eu uso ele pra cruzar vazão com nível d'água e costumo baixar séries de pelo menos cinco anos pra ter uma linha de base confiável. Dados de menos de três anos são pouco confiaveis porque o regime climático de MG mudou muito desde 2012. O único ponto fraco dessa abordagem é que o HidroWeb não atualiza em tempo real. A última atualização costuma ter uns cinco dias de defasagem. Se você tá analisando uma cheia em andamento, os números que tem lá já são obsoletos. Nesse caso, o melhor é consultar o sistema de alertas da COPDEC, que tem estações automáticas com transmissão diária. Os dados deles são mais frescos, mas a cobertura é mais esparsa e só cobre os principais afluentes.

Minas Gerais continua com esses rios como parte fundamental da economia e do ecossistema regional. O acompanhamento técnico e a manutenção dos pontos de medição são essenciais pra evitar problemas futuros.