O que acontece com o esgoto antes de ele voltar para o rio
A maior parte das estações de tratamento que eu já vi funciona de forma bem parecida, mas os detalhes operacionais fazem toda diferença no resultado final. Vou explicar as etapas de forma prática, sem romantizar, porque isso é engenharia ambiental aplicada, não teoria de livro didático.
quais são as 7 etapas do tratamento de esgoto
Etapa 1 — Barreamento e desarenador. O esgoto cru entra na estação e passa por grades que retêm sólidos grandes: panos, plásticos, materiais orgânicos grosseiros. Em seguida, uma câmara de desarenação remove areia e partículas pesadas que, se fossem para o tanque biológico, só causariam abrasão e assoreamento. Isso parece simples, mas se a velocidade do canal estiver mal ajustada, você perde matéria orgânica junto com a areia ou deixa a areia passar. Eu já vi uma ETE em Minas Gerais onde o problema era exatamente esse: a vazão entrava variável demais e o desarenador funcionava como um tanque de sedimentação indesejada, carregando sólidos inerte para a etapa seguinte. Etapa 2 — Decantação primária (sedimentação). O esgoto passa por um tanque de sedimentação onde os sólidos em suspensão se depositam por gravidade. Cerca de 50 a 70% dos sólidos em suspensão e 30% da DQO são removidos aqui. O lodo primário é retirado por raspadores e enviado para digestão ou espessamento. A questão prática aqui é o tempo de detenção: se for muito curto, a eficiência cai drasticamente; se for muito longo, pode começar a fermentation anaeróbia dentro do tanque, gerando cheiro e flutuação de lodo.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Etapa 3 — Tratamento biológico. Aqui é onde a mágica acontece, ou onde tudo dá errado se a operação não for monitorada. O mais comum no Brasil é o lodo ativado. Microrganismos consomem a matéria orgânica dissolvida e em suspensão fina. Existem variantes como Lodos Ativados Convencionais, Sistemas com Tanque Sequencial (SBR), MBBR (reatores com biomassa suportada em mídia plástica), e Lodos Ativados com aeração prolongada. A escolha depende do investimento disponível e da qualidade de efluente desejada. O ponto crítico que poucos começam entendendo é o índice volumétrico de lodo (IVS): controlar isso corretamente evita bulking filamentoso, que é o pesadelo de qualquer operador de ETE. Etapa 4 — Decantação secundária. O efluente do tratamento biológico vai para um decantador onde a biomassa (flocos de lodo ativado) se separa da água tratada. Uma parte do lodo é recirculada para o tanque biológico como inóculo e outra parte é enviada como lodo excedente para tratamento. A taxa de recirculação do lodo (RTL) é um parâmetro operacional que exige ajuste constante. Eu trabalhei num caso onde a RTL estava fixa em 50% e oIVS subia para mais de 200 mL/g. O decantador secundário simplesmente inchava. A solução foi ajustar a taxa de recirculação para 80% e fazer descarte de lodo mais frequente, além de investigar a presença de filamentos do gênero Nocardia.
Etapa 5 — Tratamento terciário. Dependendo da legislação e da destinação do efluente, esta etapa é essencial. Pode envolver filtração em areia, filtros membrana, leitos vegetados, ou processos de remoção de nutrientes (nitrogênio e fósforo). A remoção de fósforo pode ser feita quimicamente com sais de ferro ou alumínio, ou biologicamente através de processos de remoção biológica de fósforo (como o processo UCT ou o A²/O). A remoção de nitrogênio envolve nitrificação e desnitrificação em condições controladas de oxigênio e tempo de detenção anaeróbio/aeróbio. Etapa 6 — Desinfecção. Antes de liberar o efluente, é necessário reduzir a carga de patógenos. Os métodos mais usados no Brasil são cloração, luz UV e ozonização. Cada um tem suas limitações práticas. A cloração é barata, mas forma subprodutos halogenados se houver matéria orgânica residual. A UV é eficiente contra bactérias e vírus, mas a eficiência cai muito se a turbidez do efluente entrar na câmara não estiver abaixo de 5 NTU. Ozônio é eficaz mas exige equipamento caro e geração in loco. A escolha depende do investimento e da qualidade do pré-tratamento que o efluente recebe.
Etapa 7 — Tratamento de lodo. O lodo gerado nas etapas primária, secundária e terciária precisa ser tratado, espessado, estabilizado e desidratado antes de ter destinação final. O espessamento pode ser por gravidade ou flotação. A estabilização por digestão anaeróbia reduz a carga orgânica e produz biogás, mas exige controle rigoroso de temperatura e tempo de retenção. A desidratação é feita em centrífugas, filtros prensa ou esteiras. O lodo destino pode ser disposição em aterro, uso agrícola (se atender aos requisitos do CONAMA 430), ou incineração. Lodo mal tratado gera problemas ambientais e pode inviabilizar a operação inteira da ETE por questões de odor e contaminação. O que a maioria dos manuais não destaca é que essas etapas não funcionam isoladamente. Um problema na decantação primária afeta o biológico, que afeta a decantação secundária, que afeta a desinfecção. É um sistema integrado onde o gargalo em qualquer ponto compromete o resultado final. Manter parâmetros como DBO, DQO, SST, nitrogênio amoniacal e coliformes em dia é o que separa uma ETE que opera corretamente de uma que só existe no papel.