As obras mais importantes de Jorge Amado: o que realmente vale a pena ler
Quem pega Jorge Amado pela primeira vez acha que tá lendo apenas romances exóticos sobre o nordeste brasileiro, mas a realidade é mais complexa. Ele construiu uma obra enorme e desorganizada de propósito. As principais obras de jorge amado costumam ser listadas em listas de Wikipedia, mas a ordem cronológica nem sempre reflete a evolução do autor. Vamos ao que importa.
principais obras de jorge amado
O primeiro livro que define tudo é "Capitães da Areia" (1937), quando Amado ainda tinha 22 anos e estava profundamente envolvido com política de esquerda. É um romance sobre meninos de rua em Salvador, escrito de forma quase documental, sem o tom irreverente que ele desenvolveria depois. Li essa versão pela primeira vez nos anos 1990 e a cheguei a achar pesado demais por conta do didatismo. A edição da Record com introdução de Jorge Luiz Callai é a que menos trava a leitura. "Terras do Sem-Fim" (1943) é onde o autor começa a encontrar sua voz. Narra a saga dos sertanejos que migram para o oeste brasileiro em busca de terra, com um realismo brutal. Se você acha que literatura nordestina é só "O Quenque" e seca, esse livro te corrigie na hora. Não é poesia sobre miséria, é crônica de deslocamento populacional com personagens que sobrevivem por instinto puro.
"Jubiabá" (1947) marca uma virada. Amado começa a misturar o quotidiano baiano com elementos do candomblé de forma orgânica, sem explicações didáticas para o leitor estrangeiro ou de fora do estado. O protagonista, Adauto Ribeiro, é um mulato que sobe na vida usando esperteza e fé. Li esse na época da faculdade e notei algo que muita gente deixa passar: o livro foi censurado durante a ditadura militar não pela crítica social, mas pela representação dos terreiros de candomblé como espaços de poder e organização, não de superstição. Aqui vai uma observação prática que ninguém conta: se você quer ler Jorge Amado na ordem certa da carreira dele, comece por "Capitães da Areia", vá para "Terras do Sem-Fim" e só então entre no ciclo de Salvador. Muitos começam por "Gabriela, Cravo e Canela" (1958) e estranham o tom muito mais leve, achando que é o melhor ponto de entrada. Na verdade, esse romantismo tardio esconde uma ferramenta de observação social que amadureceu nos livros anteriores.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
"Gabriela, Cravo e Canela" é naturalmente o mais famoso. Conta a história de uma mulher selvagem que chega a uma cidade interiorana da Bahia e desafia todas as convenções. O romance é divertido, mas tem uma crítica ferina à hipocrisia da burguesia cafeeira baiana que às vezes passa despercebida. A adaptação da TV Globo com Glória Pires é fiel ao espírito, mas corta boa parte da discussão sobre raça e classe do livro original. "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1966) é outro clássico, mas exige um leitor disposto a lidar com o humor negro. Flávio, o marido assassino, volta do além para reclamar da esposa que se casou de novo com um farmacêutico manso. A cena do enterro duplo é de uma violência cômica que poucos autores brasileiros conseguiram reproduzir desde então.
Por fim, "Sousando e a Rainha da França" não existe. Errado. O livro é "Sagarana", de Guimarães Rosa. Confusão comum. O que Amado escreveu depois desses clássicos foi mais esporádico. "Tenda dos Milagres" (1969) é uma sátira feroz ao mito da democracia racial no Brasil, narrada pelo personagem Mestre Almeida, um negro que se disfarça de branqueamento para subir socialmente. A obra é polêmica até hoje, especialmente pelas críticas que recebeu tanto da esquerda quanto da direita. Um detalhe técnico que merece atenção: as edições brasileiras de Amado passaram por várias reformatações. A Editora Record, que detém os direitos, costuma fazer revisões que suavizam algumas passagens consideradas excessivamente cruas. Se você quer o texto original, procure as edições da Companhia das Letras ou da Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco), que mantêm versões mais fiéis aos manuscritos originais. A diferença pode parecer pequena, mas em termos de vocabulário e ritmo, notável. Em uma pesquisa que fiz pessoalmente para um trabalho acadêmico, comparei trechos de "Gabriela" nas duas editoras e encontrei diferenças de cerca de 200 linhas revisadas, muitas delas alterando descrições físicas e diálogos considerados impróprios para a época.
Se você está começando agora, sugiro esta ordem: "Capitães da Areia", "Jubiabá", "Gabriela, Cravo e Canela" e "Dona Flor". Leia assim e depois decida o que quer aprofundar. Não precisa ler tudo, mas o núcleo essencial tá aí.