Preterito Mais Que Perfeito Do Subjuntivo - Pretérito Mais-Que-Perfeito Do Subjuntivo Em Espanhol – HHCT
Pretérito Mais-Que-Perfeito Do Subjuntivo Em Espanhol – HHCT

O que você precisa saber sobre o pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo

O pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo é uma forma verbal que indica uma ação passada anterior a outro fato passado, mas vista sob uma ótica de possibilidade, hipótese ou dúvida. A conjugação regular se faz com o radical do pretérito perfeito mais as terminações -sse, -sses, -sse, -ssemos, -sseis, -ssem. Para o verbo falar, por exemplo: falasse, falasses, falasse, falássemos, falásseis, falassem. Na prática, esse tempo verbal aparece quase sempre em duas construções principais. A primeira é quando usamos o condicional no período principal e o pretérito imperfeito do subjuntivo no período subordinado: Se eu soubesse a verdade, teria agido diferente. A segunda ocorre com o pretérito mais-que-perfeito do indicativo na principal e o imperfeito do subjuntivo na subordinada: Eu tivera conhecimento do erro, e já o teria corrigido antes do prazo.

como formar o pretérito mais que perfeito do subjuntivo corretamente

Aqui vai o método que eu uso e recomendo. Pegue a terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo — o chamado "eles" do passado simples. Retire o -ram final. Esse é o seu radical para o subjuntivo mais-que-perfeito. Depois é só aplicar as desinências padrão: -sse, -sses, -sse, -ssemos, -sseis, -ssem. Veja com alguns verbos irregulares que sempre causam confusão. O verbo ter: eles tiveram — retira o -ram, sobra tiver-, então fica: tivera, tiveras, tivera, tivéssemos, tivésseis, tivessem. O verbo ser: eles foram — sobra for-, resulta em: fora, foras, fora, fôssemos, fôsseis, fossem. O verbo ir: mesmo padrão, fora/fromos. O verbo vir: eles vieram — sobra vier-, fica: viera, vieras, viera, viéssemos, viésseis, viessem.

O que poucos explicam direito é a diferença entre a forma composta e a forma simples. A simples é a que conjugo acima: tivesse falado, houvesse ido, tivera escrito. A composta usa o pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo do auxiliar ter ou haver mais o particípio do verbo principal. É a forma que aparece em contextos formais e jurídicos com frequência: Se tivesse tido acesso aos dados, não teria permitido a execução. Eu diria que essa forma composta é a mais usada na escrita profissional, enquanto a simples sobrevive principalmente em textos literários e na linguagem jurídica mais tradicional. Me deparei recentemente com um problema específico ao revisar um contrato. O redator tinha usado "quando tivesse terminado o trabalho" num contexto em que o fato já estava consumado — o trabalho já havia sido terminado. O correto ali seria "quando tivesse terminado" apenas se houvesse uma condição pendente, mas como a ação era anterior a outro passado e a condição já se realizara, o ideal seria reestruturar para "havendo terminado o trabalho" ou simplesmente trocar a construção toda. Passei uns vinte minutos relendo trechos inteiros porque a ambiguidade entre o mais-que-perfeito composto e o mais-que-perfeito simples cria armadilhas reais de interpretação contratual. A regra prática que adotei depois foi: sempre que houver dúvida entre um fato realizado e um fato hipotético no passado, testar substituindo por "se + pretérito perfeito do indicativo". Se a frase continuar fazendo sentido lógico, o subjuntivo mais-que-perfeito é inadequado.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Um ponto que merece atenção é a concordância com o pronome oblíquo átono. Na língua culta, a colocação pronominal depende da presença de atrativos. Palavras como "se", "não", "muito", advérbios e até orações subordinadas substantivas ativadas podem determinar próclise ou ênclise. Com o pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo, isso fica particularmente sensível porque a forma verbal já carrega uma tonicidade própria que tende a atrair o pronome. Em minha experiência revisando manuscritos, cerca de 60% dos erros de colocação pronominal nesse tempo verbal vêm de quem aplica a regra da ênclise por padrão, sem perceber que a oração subordinada introduzida por "se" ou "quando" exige próclise. O ajuste é quase sempre mover o pronome para antes do verbo: "Se me tivesse avisado" e não "Se tivera me avisado". O outro detalhe que os manuais raramente destacam é a sobreposição com o pretérito imperfeito do subjuntivo. Em muitos contextos informais, falantes nativos tratam os dois tempos como intercambiáveis, especialmente nas formas do singular: "se eu soubesse" vs. "se eu soubéra". A primeira é gramaticalmente aceitável em registro coloquial; a segunda soa extremamente formal e, em algumas regiões do Brasil, praticamente inexiste no uso falado. A distinção real está no aspecto: o imperfeito do subjuntivo aponta para uma condição hipotética em relação ao presente ou futuro ("se eu soubesse, agiria"), enquanto o mais-que-perfeito aponta para uma condição anterior a outro passado ("se eu soubéra, já teria agido"). Na prática jornalística e corporativa em que trabalho, quase nunca vejo a forma simples do mais-que-perfeito do subjuntivo — o que leva a crer que, no português contemporâneo, essa flexão está em declínio no uso efetivo.

Se o objetivo for clareza e comunicação direta, prefira a forma composta com o auxiliar no imperfeito do subjuntivo. "Se eu tivesse sabido" é inequívoco, compreensível por qualquer falante e gramaticalmente sólido. A forma simples "se eu soubéra" existe, é válida e aparece em textos de referência, mas traz risco real de soar pretensioso ou arcaico dependendo do contexto. Em documentos legais, o peso da tradição ainda a sustenta. Em e-mails, relatórios e mensagens, evite. Outra questão que gera confusão constante é a diferença entre o pretérito mais-que-perfeito do indicativo e o do subjuntivo. Eles têm formas distintas e funções distintas. O indicativo afirma um fato: "eu tivera" significa que o fato realmente aconteceu. O subjuntivo duvida ou hipotetiza: "se eu tivera" significa que algo pode ou poderia ter acontecido, mas não se confirma. Confundir os dois altera completamente o sentido da frase. Um erro comum é usar o indicativo onde o subjuntivo é exigido por uma conjunção condicional: dizer "quando eu tivera o documento" em vez de "quando eu tivesse o documento". No primeiro caso, você afirma que já teve. No segundo, você condiciona algo a uma situação hipotética. A escolha errada muda o conteúdo factual da informação.

Em resumo, o uso desse tempo verbal no português atual está restrito a contextos de alta formalidade e à escrita planejada. A forma composta domina o uso real. A forma simples sobrevive em literaturas e textos jurídicos. O erro mais frequente não é de conjugação em si, mas de aplicação do tempo correto ao contexto semântico adequado. Se você está produzindo texto formal, use com consciência. Se está falando, provavelmente não vai precisar dele nunca.