O que Paulo Freire realmente disse sobre educação
Muita gente cita Paulo Freire sem ter lido os livros dele. Já vi professor formador num curso de atualização dizendo que Freire era só sobre "diálogo em sala de aula", o que é uma redução perigosa. O texto fundamental aqui é Pedagogia do Oprimido, de 1968, mas também importa Ler e Escrever, como últimos textos políticos, e Educação como Prática da Liberdade, que mostra a evolução do pensamento dele antes de chegar na pedagogia crítica mesmo.
para paulo freire toda educação é:
Para Paulo Freire, toda educação é um ato político. Não no sentido partidário estreito, mas porque nunca se educa no vazio. Ou se educa para a adaptação ao mundo como ele está, ou se educa para transformá-lo. Essa é a primeira chave que muita gente perde. Ele não estava dizendo que o professor tem que entrar com doutrina de partido na escola. Estava dizendo que toda prática educativa carrega uma intenção sobre que tipo de sociedade a gente quer manter ou construir. O conceito central dele é o que ele chama de educação bancária versus educação problematizadora. Na educação bancária, o conhecimento é depositado pelo professor no aluno como se fosse um conteúdo inertes. O aluno é vaso, a mente é cofre, e pronto. A função é encher. Ele critica isso não por estética pedagógica, mas porque esse modelo reproduz a lógica da dominação. Se o aluno aprende que o saber está fora dele, que vem de cima e deve ser engolido, ele não desenvolve a capacidade de questionar a realidade. E isso serve a quem quer manter a ordem existente.
Na prática, isso se materializa de formas bem concretas. Eu já vi um professor de ciências em uma escola pública no interior de Minas Gerais tentando fazer a abordagem freireana com adolescentes de quinze anos. A proposta era partir do cotidiano deles para discutir conceitos de biologia. O problema é que o currículo exigia cobertura de conteúdo e as avaliações externas não premiavam essa abordagem. O que aconteceu na prática foi que ele passou a gastar dois meses do trimestre com rodas de conversa sobre saúde, alimentação e meio ambiente, e quando chegou em novembro ainda não tinha chegado em sistema digestório, que era o conteúdo da prova. A alternativa que ele encontrou foi mapear os temas do cotidiano dos alunos que se conectavam naturalmente com os conteúdos programáticos e usar esses pontos de entrada para ensinar os conceitos específicos. Não foi perfeito, mas foi funcional. O risco dessa abordagem é que ela exige tempo e paciência que a escola estruturalmente não oferece. A alfabetização de adultos que ele desenvolveu nos anos cinquenta e sessenta no Nordeste segue essa lógica. Em vez de começar com sílabas fixas como MA-ME-MI-MO-MU, ele usava palavras geradoras retiradas do universo lexical dos alfabetizandos. Palavras como chão, boca, ossos, tijolo. A ideia era que a decodificação linguisticas estivesse ligada à tomada de consciência sobre a realidade concreta daquelas pessoas. Isso é o que ele chama de tematização do universo vocabular. Não era metodologia de ensino de leitura e escrita em si, era uma forma de mostrar que a linguagem não é neutra e que aprender a ler o mundo vem antes de aprender a ler as palavras.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Um ponto que precisa ser dito claramente é que a abordagem freireana tem limitações sérias quando aplicada fora do contexto para o qual foi pensada. Ela funciona muito bem em educação popular, em programas de formação de adultos, em contextos de luta social. Mas tentar impor essa metodologia em escolas regulares de ensino fundamental com turmas de quarenta alunos, salas superlotadas e avaliação padronizada muitas vezes gera frustração tanto nos professores quanto nos estudantes. O problema não é a teoria, é o cenário estrutural. Eu já vi coordenadores pedagógicos tentarem implementar círculos de cultura como rotina semanal e perceberem que, sem tempo de formação continuada e sem apoio da gestão, virava apenas mais uma tarefa burocrática que ninguém levava a sério de verdade. Outra nuance importante que os manuais didáticos geralmente ignoram é que Freire nunca propôs a eliminação total da transmissão direta de conhecimento. Ele criticava a educação bancária como modo exclusivo, não como ferramenta ocasional. Há momentos em que uma exposição objetiva é necessária, especialmente quando se trata de conteúdos sistematizados que os alunos não conseguiriam reconstruir sozinhos. A diferença é que, na perspectiva dele, mesmo essa transmissão deve ser problematizada, não simplesmente aceita como verdade absoluta. O saber deve ser apresentado como algo construído historicamente, passível de questionamento, e não como dogma.
O conceito de conscientização, que muitos entendem de forma vaga, tem um significado técnico preciso em Freire. Não significa simplesmente "perceber" algo. Significa pasar do nível ingênuo de consciência para um nível crítico, onde a pessoa identifica as causas estruturais dos problemas que vive. Isso envolve desnaturalizar situações que parecem comuns e aceitáveis. A pobreza, por exemplo, numa consciência ingênua é vista como destino ou falta de esforço individual. Na consciência críticia, ela é compreendida como resultado de estruturas econômicas, políticas e sociais que podem ser transformadas. Esse processo não é rápido e raramente acontece só através da escola formal. Se você quer começar a aplicar isso na prática sem tentar revolucionar a escola inteira num dia, uma abordagem realista é começar pequeno. Escolha um único tema transversal do currículo e construa uma sequência didática a partir das experiências concretas dos alunos. Peça que eles tragam relatos, observações, perguntas sobre algo que eles vivenciaram no bairro ou na família. Use essas vozes como ponto de partida para introduzir os conceitos acadêmicos. Documente o processo, ajuste conforme a turma responde, e não espere transformação radical em uma única unidade. O ganho real costuma ser o engajamento maior dos alunos e uma compreensão mais profunda dos conteúdos, não uma revolução pedagógica imediata.
Freire também é frequentemente mal interpretado quando se fala em autonomia. Para ele, autonomia não significa que o aluno faça o que quer. Significa que o aluno desenvolve capacidade de pensar por si mesmo, de julgar, de se posicionar. Isso exige mediação docente firme, não ausência de direção. Professor que se cala e deixa o aluno "livre" não está aplicando Freire, está aplicando uma versão distorcida e ingênua que ele mesmo criticou. A mediação é essencial. O professor permanece como figura central que organiza, problematiza e direciona, mas de forma diferente da figura autoritária tradicional. Outro aspecto que merece atenção é a relação entre educação e mudança social. Freire acreditava que a educação poderia ser instrumento de libertação, mas nunca disse que a educação por si só resolveria questões estruturais. Ele era claro sobre isso. Mudanças sociais mais amplas dependem de ações políticas coletivas, organização popular, pressão institucional. A educação prepara o terreno, desenvolve a capacidade crítica, mas não substitui a ação política. Confundir isso leva a expectativas irreais sobre o potencial transformador da escola.
Quem quer se aprofundar, o caminho direto é começar com Pedagogia do Oprimido, lendo com cuidado, porque o texto é denso. Depois Educação como Prática da Liberdade mostra a linhagem histórica do pensamento dele. Memórias, se disponível, dá o contexto biográfico que ajuda a entender como as experiências pessoais moldaram a teoria. O que vale a pena reter é que a contribuição principal de Freire não é um método pedagógico fechado, mas uma forma de pensar a educação como prática social consciente e intencional. Tudo o mais é aplicação prática que varia conforme o contexto.