Usando as obras de Candido Portinari na creche e no fundamental 1
Quando comecei a montar atividades com o Portinari para turmas de cinco e seis anos, a primeira coisa que descobri foi que nem todas as telas funcionam da mesma forma. O Menino de Lança, por exemplo, tem cores fortes e linhas claras que crianças pequenas conseguem acompanhar com facilidade. Já os trabalhadores do café e as cenas de interior mais densas pedem um recorte diferente, senão o aluno simplesmente se perde nos detalhes e desiste. Eu costumo separar as obras em dois grupos: as que têm formas reconhecíveis (faces, animais, ferramentas) e as que são mais abstratas. Só trabalho com o segundo grupo a partir do terceiro ano, e mesmo assim com apoio de perguntas guiadas.
Quais obras de candido portinari para educação infantil realmente funcionam na prática
Das peças disponíveis em acervos digitais, eu uso com regularidade estas: o Menino de Lança, as crianças das obras sobre o tema infantil, os retratos de meninos e meninas da coleção do MNBA, e os desenhos a lápis que ele fez nos anos 1930. Os murais de São Paulo ficam complicados porque exigem contexto histórico que a criança pequena não traz. A opção mais segura é sempre começar pelas imagens com figuras humanas em tamanho médio, onde dá para apontar braço, perna, objeto e direção do olhar sem precisar de aula expositiva. O problema que eu encontrei na prática e que quase me fez abandonar o Portinari num trimestre foi a resolução das imagens nos notebooks da escola. Muitas páginas de museus entregam o arquivo principal em 800 por 600 pixels ou menos, e quando projetava na lousa digital os traços viravam borra. A solução foi simples: salvar as versões de alta resolução do site do Instituto Portinari, que oferece arquivos acima de 300 dpi para uso educacional, e converter para PNG sem compressão antes de importar para o ambiente virtual. Isso eliminou o embaçamento e permitiu que eu fizesse zoom nos detalhes durante a aula sem perder nitidez.
Outro ponto que poucos mencionam é a questão da paleta. O Portinari usa muito vermelho-terra, ocres e azuis escuros. Crianças de quatro anos associam essas cores a subjects mais pesados, como trabalho ou seca, e acabam atribuindo emoções erradas à obra. Na primeira vez que mostrei os Carvheiros, varios alunos chamaram a cena de "triste" e "com fome", o que não era errado, mas bloqueava a exploração formal. Eu contornei isso pedindo que eles descrevessem só o que viam: quantas pessoas, o que cada uma segura, para onde olham. A emoção entra depois, quando a descrição já está construída. Os materiais que eu recomendo são acessíveis e baratos. Impressão das obras em papel Couché 90g, recortes de revistas com faces e mãos, massinha de modelar para releitura tridimensional dos Meninos de Portinari, e tintas guache nas cores predominantes das telas. Evite canetinha hidrocor para as primeiras tentativas; a tinta escorre e a criança perde o foco no traço original. Use pincel chato número 8 e papel marfim 180g. O resultado pede secagem de pelo menos 20 minutos antes de manusear.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Quanto ao acesso às imagens, o caminho mais direto é o portal do Instituto Candido Portinari, que disponibiliza galeria organizada por período e tema. Também funciona bem buscar por "Portinari MNBA" e navegar pela coleção digital do Museu Nacional de Belas Artes, que permite download em três resoluções. Para atividades impressas, a Secretaria de Educação de vários estados disponibiliza cadernos com reproduções autorizadas; peço sempre a licença de uso em sala, que leva cerca de cinco dias úteis para ser concedida. Existem limitações que precisam ser ditas upfront. O Portinari não é universalmente adequado para educação infantil precoce. As cenas de trabalho infantil e os retratos de crianças em situação de vulnerabilidade podem gerar identificação dolorosa em alunos que vivem realidade semelhante. Eu nunca apresento os temas mais duros sem antes avaliar o perfil da turma e ter preparo para conversar sobre diferença social de forma concreta, sem moralismo. Se a escola não tem acompanhamento pedagógico ou psicológico disponível, o recomendável é restringir o repertório às obras de rosto e figura isolada, que carregam menos carga temática.
Outra armadilha comum é tratar o artista como mero ilustrador. Ele construiu um sistema visual próprio, com modelagem por planos de cor e hierarquia de linhas. Se a atividade se limitar a "copiar a tela", o potencial pedagógico cai pela metade. A releitura deve pedir ao aluno que mantenha a estrutura composicional — distribuição de planos, direção dos olhares, peso visual das formas — e substitua os elementos por repertório pessoal. Assim, a criança pratica leitura visual e produção, não apenas cópia. Para fechar um plano concreto, eu divido o trabalho em três encontros de cinquenta minutos. No primeiro, observação guiada com perguntas abertas sobre a imagem projetada. No segundo, produção com massinha ou colagem, mantendo a composição original. No terceiro, exposição em mural da sala e discussão breve sobre o que mudou e o que permaneceu. Se o tempo estiver apertado, combino o primeiro e o segundo em um único encontro mais longo, de uma hora e quinze minutos, mas perco a etapa de verbalização, que é onde a aprendizagem se fixa.
O material de apoio que eu monto inclui ficha com nome da obra, ano, técnica, local de guardar e duas perguntas disparadoras: o que a figura principal está fazendo? Que cores dominam e o que elas sugerem? Entrego a ficha impressa em fonte 14, com margem larga para anotações da criança. O custo por aluno fica abaixo de dois reais quando se imprime em preto e branco, e o arquivo pode ser reutilizado por vários anos.