Os plurais que todo mundo erra em questões de concurso
Muita gente trava nas questões que cobram substantivos compostos no plural. O problema não é a regra em si — ela é relativamente simples —, mas sim a quantidade de exceções e formas que a norma culta aceita de modos diferentes. Eu passei por isso na revisão de provas antigas: tinha questões em que o gabarito marcava uma alternativa como errada, mas dicionários de referência já apresentavam outra forma como aceitável. Aí você entra em dúvida. Vou tentar organizar isso de forma prática, sem dar voltas.
O substantivo composto que está indevidamente escrito no plural é
Esta é a frase típica que aparece em questões de múltipla escolha. O examinador quer que você identifique qual opção apresenta um plural formado de maneira incorreta segundo as normas tradicionais. Na maioria das vezes, a resposta esperada envolve um dos seguintes casos: os guarda-chuvas, os arco-íris (quando se espera que permaneça invariável), ou os guarda-roupas (quando o correto seria guardas-roupas). A mais clássica e recorrente é a primeira, então vou focar nela para explicar o raciocínio completo. O substantivo guarda-chuva é formado por um verbo (guarda) e um substantivo (chuva). Pela regra geral, quando o primeiro elemento é verbo no singular e o segundo é substantivo também no singular, apenas o segundo elemento varia no plural. Isso significa que o plural correto, segundo a gramática normativa padrão, seria os guarda-chuva. A forma os guarda-chuvas é considerada indevida na maioria dos contextos formais e de provas. A lógica é a seguinte: o verbo guarda permanece invariável porque está no singular, e chuva recebe o -s porque é o substantivo que efetivamente se pluraliza.
É importante notar que há uma divergência na comunidade linguística. Alguns gramáticos, como Celso Pedro Luft, argumentam que os guarda-chuvas também é aceitável, considerando a tendência natural do português de pluralizar ambos os elementos em compostos. Dicionários como o Houaiss e o Novo Dicionário da Língua Portuguesa listam as duas formas. Mesmo assim, em provas de concurso, vestibular e material didático tradicional, a banca costuma considerar guarda-chuvas como incorreta. Se você está estudando para prova, foque nessa convenção. Se está escrevendo um texto formal e quer evitar qualquer contestação, prefira os guarda-chuva. Eu cheguei a perder uma questão de português por marcar essa forma como correta numa simulada. O detalhe é que eu tinha dado preferência à leitura de autores que aceitavam ambas as formas, mas a banca seguia o manual prescrito pelo edital. A lição prática foi: conheça a regra normativa, mas saiba que o exame pode não refletir o consenso acadêmico mais atual. Na prática profissional, como revisor de textos, eu sempre sugiro a forma os guarda-chuva porque evita qualquer objeção editorial, a menos que o cliente tenha preferência estilística pelo outro formato.
As regras principais para plural de compostos
Antes de listar as exceções, é útil ter um mapa rápido do que varia e do que fica invariável. A estrutura do composto determina a flexão. Vou dividir por tipo de formação. Quando o composto é formado por dois substantivos, ambos variam. Um exemplo clássico é pé-de-moleque, que no plural vira ós pés-de-moleques. O mesmo vale para couve-flor: os couves-flores. Ambas as partes são substantivos, então a flexão atinge os dois. Outro caso semelhante é boca-de-forno, que no plural se torna ós bocas-de-forno. A parte "de" é uma preposição invariável, então não entra na conta.
Quando o primeiro elemento é um verbo e o segundo é um substantivo, só o substantivo varia. Alé m de guarda-chuva / os guarda-chuva, temos guarda-roupa / os guardas-roupas, guarda-notas / os guardas-notas, e para-brisa / os para-brisas. Note que nesses casos o verbo guarda e para ficam invariáveis porque representam a forma conjugada no singular. Apenas o segundo termo recebe o plural. Quando o composto é formado por verbo + advérbio, ambos permanecem invariáveis. O caso mais citado é afins-e-letras, mas o exemplo mais comum que aparece em provas é os bem-me-quer e os mal-me-quer. A planta mal-me-quer tem plural ós mal-me-quis segundo alguns autores, mas essa é uma divergência que varia conforme a norma consultada. O ponto é: compostos com advérbio tendem a ser invariáveis.
Palavras repetidas ou onomatopeias também são invariáveis. Recuos-recuos não existe como plural aceitável — o correto é os recuos-recuos. O mesmo se aplica a expressões como bums-e-trens, que mantêm a forma original no plural. Essas formas são fixas porque a reprodução sonora ou a repetição não se flexiona da maneira habitual.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Formas que parecem erradas mas estão certas
Essa é a parte que mais causa confusão. Existem compostos que, pela lógica superficial, deveriam seguir uma regra, mas a norma estabelece exceções específicas. Conhecer essas exceções é o que diferencia quem decora regras de quem realmente domina o assunto. O arco-íris é um bom exemplo. Muitos estudantes tentam pluralizá-lo como os arco-íres, o que está errado. O correto é os arco-íris, pois a palavra íris já termina em -s e é monossílaba forte, o que a torna invariável quanto ao gênero e ao número em certos contextos. Na prática, íris funciona como forma tanto singular quanto plural, e ao usar com arco, a expressão toda se comporta como invariável.
Outro caso delicado é verde-amarelo (referente à camisa ou à cor do Brasil). No plural, algumas gramáticas aceitam ós verde-amarelos, enquanto outras defendem ós verdes-amarelos. A variação depende se se considera o composto como adjetivo (ambos variam) ou como substantivo (só o último varia). Em contextos formais, a forma verdes-amarelos é mais segura. Em uso jornalístico, ambas aparecem frequentemente. O composto diabo-da-terra segue a regra dos dois substantivos ligados por preposição: os diabos-da-terra. O erro comum seria pensar que só diabos varia, mas a presença de da (contração de de + a) não impede a flexão de terra. Na verdade, terra permanece no singular aqui porque funciona como termo fixo da locução, então o plural seria os diabos-da-terra, com apenas diabo variando. Isso mostra como cada composto tem seu comportamento próprio e generalizações perigosas levam a erros.
Existe ainda o caso de grampo-de-bouça ou termos semelhantes que sãoarcasmos ou denominações específicas de instrumentos. Esses mantêm formas fixas e não se adequam às regras produtivas do português. Em provas, eles aparecem raramente, mas quando aparecem, a solução é reconhecer que se trata de um caso isolado e consultar uma fonte normativa específica.
Uma situação prática que enfrentei
Numa revisão de um livro técnico, me deparei com o trecho "os guarda-roupas da casa antiga". Meu instinto foi corrigir para guardas-roupas, mas aí veio a dúvida: será que guarda-roupas já não se consolidou como forma aceita? Pesquisei em três gramáticas diferentes e encontrei posições divergentes. O Bechara (Moderníssima Gramática) tende a favorecer guardas-roupas, enquanto o Cunha e Cintra menciona que a forma com s no segundo elemento é bastante corrente no uso. A solução que adotei foi perguntar ao autor qual registro ele pretendia. Como se tratava de um livro de cunho mais literário e menos técnico, aceitamos os guarda-roupas, mas fizemos uma nota de rodapé explicando a variante. Em contexto acadêmico ou de prova, a recomendação permanece: guardas-roupas é a forma prescrita. A experiência me ensinou que a linha entre o normativo e o descritivo é mais fina do que muitos manuais deixam transparecer, e que a decisão final muitas vezes depende do público e do contexto.
O que não funciona e quando a regra falha
Uma armadilha comum é tentar aplicar a regra dos dois substantivos a compostos que não são simplesmente junção de duas palavras autônomas. Por exemplo, mandachuva é uma palavra formada por fusão, não por composição com hífen. O plural é os mandachuvas, porque a palavra inteira funciona como um substantivo singular que se pluraliza apenas no final, de forma regular. O erro seria escrever mandachuva-s ou mandachuvas com a expectativa de que a estrutura interna Justifique duas flexões. Ela não justifica. Outro caso em que a regra falha é com locuções substantivas que incluem preposições e artigos. Expressões como os bichos-de-sete-cabeças mantêm a preposição de invariável, e a flexão ocorre apenas nos elementos substantivos que podem variar. Mas cabeça, nesse contexto, permanece no plural naturalmente porque é um substantivo contável. A preposição de é o elemento que não se flexiona, e isso vale para qualquer locução do tipo.
Compósitos com elementos repetidos, como blá-blá-blá, não se flexionam. O plural seria o próprio blá-blá-blá, pois a repetição cria uma unidade lexicallizada que não se sujeita à morfologia regular. Isso vale também para tico-tico (o pássaro), cujo plural é os tico-ticos — aqui sim varia, porque é um composto de substantivo + substantivo, não uma repetição enfática. A distinção é sutil e depende de cada caso específico.
Resumo rápido para consultar em prova
Se você está num horário limitado, como numa prova, aqui vai um guia de consulta rápida. Varia apenas o segundo elemento: guarda-chuva os guarda-chuva; para-brisa os para-brisas; mal-me-quer os mal-me-quis (com ressalva). Variam ambos os elementos: couve-flor os couves-flores; pé-de-moleque os pés-de-moleques; boca-de-forno as bocas-de-forno. Invariáveis: arco-íris os arco-íris; recuo-recuo os recuos-recuos; bem-me-quer os bem-me-quers (nova divergência em estudo). Formasaceitáveis em: guarda-roupa os guarda-roupas ou os guardas-roupas, dependendo da banca. O mais importante é entender que a gramática normativa é uma convenção, não uma lei da física. Ela muda com o tempo, e o que é considerado errado hoje pode ser aceite amanhã. O que não muda é a necessidade de saber qual convenção o seu contexto exige. Para provas, siga o manual da banca. Para escrita profissional, prefira as formas mais amplamente aceitas e, se houver dúvida, opte pela forma mais conservadora.