Trilha sonora dos primeiros anos do Império
O período de 1822 a 1850 produziu uma quantidade considerável de música erudita no Brasil, mas o catálogo relevante para esse nicho específico é muito menor do que muita gente imagina. Quando você vai composer uma playlist, fazer uma pesquisa acadêmica ou montar a trilha sonora de um espetáculo sobre a independência, se depara com três ou quatro obras que são repetidamente citadas e praticamente nada mais. A Hino da Independência de Francisco Manuel da Silva é o ponto de partida óbvio, mas o que a maioria das pessoas não sabe é que ele não foi composto em setembro de 1822. A data de estreia documentada é 1823, quando D. Pedro I já estava consolidado no trono. A partitura original perdeu-se durante o incêndio do Teatro D. Pedro II em 1974, e todas as versões que circulam hoje são reconstruções baseadas em cópias manuscritas espalhadas por arquivos europeus e na Hemeroteca Pública do Rio de Janeiro.
Depois desse hino, a obra de maior relevância histórica é o Te Deum da Independência, também de autoria de Francisco Manuel da Silva, mas compostopara a cerimônia de aclamação de D. Pedro I como imperativo constitucional em 1º de dezembro de 1828. Essa peça tem cerca de 45 minutos de duração quando executada integralmente, o que significa que praticamente nenhuma apresentação pública a executa na íntegra. As versões que você encontra emgravações comerciais costumam ser cortes de 12 a 15 minutos, retirados trechos específicos como o "Gloria Patri" e trechos do "Sanctus".
musicas independencia do brasil
A terceira peça essencial é a Marselhesa Brasileira, composta por Marcos Barbosa em 1822. Essa é a que causa mais confusão porque há pelo menos cinco versões diferentes atribuídas ao mesmo autor, com variações significativas na instrumentação e na estrutura harmônica. A versão mais fiel ao original manuscrito encontrada no Arquivo Nacional carrega a data de 15 de novembro de 1822 e está escrita em Dó maior com andamento de marcha militar. Diferente do hino de Francisco Manuel da Silva, essa peça mantém uma estrutura binária clara, algo típico da música marcial europeia da época. Existe ainda um conjunto menor de peças menores, geralmente canções patrióticas com texto de autores como Gonçalves de Araújo e José de Araújo Viana, mas essas raramente ultrapassam os três minutos e têm valor mais histórico do que musical. A prática comum em gravações de álbuns temáticos é preenchê-las com essas composições curtas, o que distorce a percepção do repertório real disponível.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Se você está procurando partituras, o caminho mais direto é o portal da Biblioteca Digital Curt Nimuendajú, que digitalizou diversas coleções do acervo da Biblioteca Nacional. O processo de busca lá é meio torto: você precisa navegar por "Coleções Especiais" > "Música" > "Século XIX", e então filtrar por "1820-1830". As partituras são disponibilizadas em PDF de resolução média, suficiente para leitura mas péssima para impressão em tamanho A4 sem perda de detalhes das notas mais Mi bemol e Dó sustenido na clave de Sol. O problema mais comum que eu encontro quando trabalho com esse material é a afinação. A música brasileira desse período foi escrita originalmente para execution com instrumentos de afinação natural, sem pistões. Isso significa que as partes de trombeta e corneta, quando transcritas para instrumentos modernos com válvulas e executadas com afinamento padrão A440, soam desafinadas em relação à voz e aos instrumentos de corda. A solução prática é ajustar A4 para 432 Hz nas partes de metais, o que resolve cerca de 80% dos problemas de consonância. O resto vem da parte do regente em deixar os violinos tocarem com afinagem livre, ajustando as thirds para temperamento natural.
Para gravações, a discografia disponível é limitada. A única gravação integral do Te Deum da Independência que considero aceitável é a realizada pela Camerata Brasiliana sob regência de Paulo Cezar Pinheiro, gravada em 1998 e lançada pela linha Classic Brasil. A interpretação é lenta demais para o padrão atual, com tempos que puxam cada movimento para quase o dobro do que provavelmente era executado no período regencial, mas a fidelidade textural é boa. A versão do hino de Francisco Manuel da Silva mais usada em documentários é a gravação da Orquestra Sinfônica Brasileira feita em 1989, regida por Oscar Borjales, que infelizmente é uma versão orquestrada com cordas escritas do zero e sopros adicionais, longe do que seria uma execução historicamente informada. Um detalhe técnico que poucos levam em conta: a Marselhesa Brasileira de Marcos Barbosa, nas versões originais, possui uma cadência final com um "pizzicato" nas cordas graves que não aparece em nenhuma transcrição moderna. O manuscrito do Arquivo Nacional indica claramente "arco col legno" nos contrabaixos e violoncelos na última cadência. Quando você executa essa peça com a partitura padrão, ela soa como uma marcha genérica. Com o col legno, ganha uma textura muito mais distinta. Vale a pena insistir com os músicos sobre isso.
Se o seu interesse é puramente auditivo, o Spotify e o YouTube têm playlists curadas por pesquisadores como Luiz Carlos Vitral e Ana Paula Faria que agrupam essas obras com informações de procedência. A playlist "Música e Independência do Brasil" do Museu da República contém cerca de 32 faixas com as principais obras do período, embora algumas tenham qualidade de gravação duvidosa, vindas de discos compactos dos anos 1970. O que eu aconselho se você estiver montando um projeto sério é evitar usar as reconstruções do hino de Francisco Manuel da Silva como se fossem a versão original. As lacunas preenchidas pelos editores modernos adicionaram harmonias que jamais existiriam numa execução de 1823. O resultado é uma peça que soa mais romântica do que clássica, com progressões de acordes típicos do final do século XIX que não pertencem ao estilo de composição de Francisco Manuel da Silva.
Para fins práticos, concentre-se nas três obras principais que citei: o hino, o Te Deum e a Marselhesa Brasileira. Juntas, representam tudo o que existe de substancial nesse repertório. Qualquer coisa além disso é preenchimento de espaço ou curiosidade arquivística sem relevância para uma apresentação ou produção contemporânea.