Livro De Tarsila Do Amaral - Livro Contatando a arte de Tarsila do Amaral Global Editora T0032 ...
Livro Contatando a arte de Tarsila do Amaral Global Editora T0032 ...

Um guia prático para estudar a obra de Tarsila do Amaral

Ao começar a pesquisar sobre Tarsila do Amaral, o primeiro problema que você encontra é a dispersão das fontes. Existe muita coisa boa na internet, mas pouca coisa organizada em um só lugar. O que eu fiz, depois de gastar semanas navegando entre catálogos raisonnés, artigos de museus europeus e textos em português espalhados por faculdades, foi montar uma trilha de leitura que funciona na prática. O ponto de partida costuma ser o livro de tarsila do amaral publicado pela Companhia das Letras em 2018, organizado por Marília Ribeiro e outros pesquisadores. Ele não é bonito de se folhear como um catálogo de exposição — é denso, com notas de rodapé generosas e imagens em preto e branco que ajudam, mas não substituem o contato com as cores originais. Ainda assim, é o melhor material introdutório em língua portuguesa que existe hoje.

O que esperar de um livro de tarsila do amaral

Um livro sério sobre Tarsila vai cobrir basicamente três períodos. O primeiro, entre 1917 e 1922, quando ela estava em Paris e ainda pintava de forma mais convencional, influência direta da aula com Antonin Proust e do contato com o meio modernista francês. Aí vem a ruptura, entre 1922 e 1928: o retorno ao Brasil, a Semana de 22, a fundação do Movimento Antropófago junto com Oswald de Andrade, e obras como Abaporu e Operários. Por fim, o período maduro, dos anos 30 até os 70, com a volta ao figurativismo, as telas de temática social e a fase final mais introspectiva. O detalhe que a maioria dos livros inexperientes deixa passar é que Tarsila não era apenas pintora. Ela escrevia, frequentava salões, mantinha correspondência intensa e tinha um senso agudo de política. Se o livro que você escolher tratar ela apenas como ilustradora do modernismo brasileiro, você está lendo a versão errada.

Como escolher o livro certo

Aqui vai um conselho que demorei para aprender. Não compre o primeiro catálogo de exposição que aparecer. Catálogos de mostra são úteis, mas costumam ser superficiais — muito texto sobre a curadoria, pouco sobre a evolução estética. O que funciona mesmo é o livro biográfico seguido de catálogo raisonné. Além do livro de tarsila do amaral da Companhia das Letras, eu recomendo Tarsila do Amaral: Uma Vida em Busca da Modernidade, de Maria Lucia Barsante. É mais crítico, menos reverencial. Ele cobra o erro de alguns mitos que a historiografia montou em torno dela, como a ideia de que ela foi completamente autodidata ou que o Abaporu nasceu num impulso isolado. Na realidade, havia anos de trabalho técnico e teatral por trás.

Outro ponto importante: evite livros que replicam as imagens em resolução pequena. Você precisa ver a textura da tela, a grossura da pincelada. Sem isso, qualquer análise sobre a técnica dela vira suposição. Eu já li resenhas de telas inteiras baseadas apenas em reproduções de livro — o que é um absurdo quando se trata de uma artista que trabalhava com impastos tão volumosos.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

O problema das edições e onde encontrar

A circulação de livros sobre Tarsila no Brasil ainda é irregular. Muitos títulos saem de catálogo rapidamente e viram raridade em poucas edições. O da Companhia das Letras está disponível em livrarias físicas e online na maioria dos tempos, mas versões mais antigas, como o catálogo da Trienal de São Paulo, só aparecem em sebos ou plataformas de usados. Se o seu objetivo é estudo profundo, considere também o acervo digital do Museu de Arte de São Paulo (MAUSP) e do Itaú Cultural. Eles têm fotografias de alta resolução de praticamente todas as obras em coleções brasileiras. Use essas imagens em paralelo com o livro — leia um capítulo, vá à tela no site do museu, volte para o texto. Esse ciclo de ida e volta é mais eficiente do que qualquer resumo.

Erros comuns de quem começa

O erro mais frequente é tentar entender Tarsila apenas pela ótica do antropofagismo. Sim, o manifesto de Oswald de Andrade influencia a fase dela. Mas Tarsila não era uma ilustradora do manifesto. Ela tinha inquietações próprias, questões de gênero, de classe, de representação do corpo que iam além do que Oswald propunha. Quando você lê um livro que reduz tudo a "ela pintava o que ele dizia", você está lendo uma versão distorcida. Outro erro é tratar a produção tardia como desperdício. As telas dos anos 50 e 60, quando ela voltou ao figurativismo com temas mais suaves, são frequentemente desvalorizadas pela crítica. Mas há uma coerência ali: é a busca por uma arte mais acessível, sem abrir mão da linguagem moderna. Ignorar esse período é ignorar metade da carreira.

Um caso prático que aprendi na marra

Eu estava tentando identificar a datação de uma reprodução de uma tela menor, atribuída a um período intermediário de Tarsila, quando notei algo estranho. O livro que eu estava usando citava uma técnica de secagem rápida que ela teria adotado por volta de 1926. Mas a tinta na imagem mostrava craqueladura fina, típica de camadas finas aplicadas sobre superfície preparada — o oposto do que se espera de uma técnica de secagem rápida com massas grossas. A solução foi cruzar com o catálogo raisonné em francês, publicado pela galerie Yvon Lambert. Nele, a mesma obra aparecia com data diferente e nota de conservação que explicava a craqueladura. A questão era simples: o livro em português que eu usava tinha como fonte um catálogo de exposição genérico, não o raisonné atualizado. Aprendi a nunca confiar em datações de uma única fonte. Sempre triple-check com o catálogo raisonné e com o banco de imagens do museu relevante.

Conclusão prática

O caminho mais eficiente para quem quer estudar Tarsila do Amaral é esse: comece com o livro da Companhia das Letras para o panorama geral. Depois, faça a imersão técnica com o catálogo raisonné em francês. Use as imagens do MAUSP e do Itaú Cultural para acompanhar cada capítulo. Evite catálogos de exposição solos. E tenha sempre em mente que Tarsila foi muito mais do que o óbvio que a história da arte brasileira gostou de repetir.