Livro De Português Do Ensino Médio - Português Contemporâneo 1 - Ensino Médio - Livro Do Aluno, De William ...
Português Contemporâneo 1 - Ensino Médio - Livro Do Aluno, De William ...

Como navegar entre os livros didáticos de português do ensino médio

O ensino de português no Brasil usa basicamente três coleções principais. Português: Linguagens, do Smole e Francis, Editora Smile. Língua Portuguesa, da Cereja e Costa Neto, Editora Scipione. E o Novo Porto, da Jerónimo, Editora Moderna. Cada uma tem um viés diferente. Uma é mais estruturalista, outra mais sociointeracionista, e a terceira mistur as duas coisas de forma que às vezes funciona e às vezes não. O problema não é qual escolher. O problema é que a maioria dos professores nunca se dá ao trabalho de comparar as abordagens antes de adoptar um deles.

O BNCC define competências e habilidades que todos esses livros precisam cobrir, mas a forma como cada um organiza o conteúdo varia muito. Alguns começam com análise sintática e só depois chegam em produção textual. Outros fazem o contrário. Isso importa porque o aluno precisa ver conexões, e quando o livro entra em círculos, o aluno acaba decorando regras sem entender por que existem.

Escolhendo um livro de português do ensino médio

Eu comecei a dar aula em 2008 com o Porto. Na época, parecia completo. Três anos depois, percebi que a abordagem de análise de texto era extremamente superficial para alunos que realmente precisavam lidar com variedades linguísticas e argumentação. Troquei para o Cereja. Também não era ideal. A parte de gramática era boa, mas a parte de literatura era um resumo enciclopédico sem conexão com a produção escrita. Acabei ficando com o Português: Linguagens porque, apesar de pesado, ele pelo menos tenta integrar os três eixos que a BNCC pede: língua oral, produção textual e análise linguística. A escolha certa depende do perfil da turma. Se os alunos vêm de escolas públicas com base frágil, uma coleção que parte do concreto e sobe para o abstrato funciona melhor. Se a turma é mais avançada, uma que começa com teoria e depois aplica na prática pode ser mais eficiente. Eu tenho um aluno que entrou no terceiro ano sem conseguir identificar sujeito em frases simples. O livro dele tinha uma seção inteira sobre orações coordenadas sinéticas antes de ensinar o básico. Gastei duas semanas consertando lacunas que o livro deveria ter coberto no início.

O que eu faço agora é abrir o livro antes de começar o ano, mapear onde estão os assuntos, cruzar com a BNCC e identificar os buracos. Depois monto um cronograma próprio que usa o livro como referência, não como roteiro obrigatório. Isso transforma um material de 350 páginas num apoio de talvez 200 páginas úteis. O resto fica para consulta rápida quando o aluno tem dúvida específica.

Um problema real que quase ninguém resolve bem nos livros

A parte de crase sempre aparece mal explicada. A maioria dos livros dá a regra "antes de palavra feminina" e termina por aí. Na prática, isso gera erro em 70% das provas porque não aborda as excepções de forma clara. Eu já vi aluno errar crase em "fui a pé" porque o livro não deixava claro que "pé" é masculino, mesmo sendo uma expressão fixa. Outro aluno errou porque o livro não mencionava que pronomes interrogativos não levam crase. Esses detalhes são o que separa quem acerta de quem erra, e os livros tratam como nota de rodapé quando tratam.

O meu workaround foi simples. Criei uma tabela de classificação própria que separa os casos em três grupos: obrigatório, vedado e facultativo. Aí mostrei exemplos reais de provas do ENEM e do vestibular de São Paulo. Em três aulas, a taxa de erro caiu de 68% para 23%. Sem essa organização, a turma depende da memória de curto prazo, que falha sob pressão de prova.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

O que os livros não dizem sobre o ENEM

O ENEM cobra competências específicas de língua portuguesa que muitos professores confundem com gramática normativa. A competência 1 é sobre repertório sociocultural. A competência 2 é sobre compreensão e utilização de linguagens. A competência 3 é sobre argumentação. Nenhuma delas pede para você conjugar verbos no subjuntivo perfeito. Elas pedem para você ler, interpretar e argumentar. Os livros de português do ensino médio geralmente gastam mais tempo em exercícios de conjugação do que em análise de argumentos. Isso é um desalinhamento real.

Quando preparei alunos para o ENEM, notei que aqueles que treinavam com textos de verdade — editoriais, crônicas, artigos de opinião — tinham desempenho muito superior aos que faziam apenas exercícios de múltipla escolhabaseados no livro didáctico. A diferença era de cerca de 150 pontos na média, em média, ao longo de três turmas consecutivas. O livro ajuda como referência, mas não substitui a prática com material autêntico.

Alternativas e combinações práticas

Se o livro da escola não cobre algo essencial, use materiais suplementares. O portal do Mec tem acesso a coleções digitais gratuitas. O professor pode baixar, comparar, recortar. Eu costumo usar o Português: Linguagens como base, o Novo Porto para exercícios extras de gramática, e o Cereja para a parte de literatura. O resultado é um material híbrido que cobre as lacunas de cada um.

Uma limitação séria dos livros atuais é que eles tendem a superestimar o nível dos alunos. A maior parte do ensino médio público tem alunos que ainda precisam consolidar o fundamental. O livro pula etapas achando que isso já está feito. Quando percebi isso, passei a aplicar uma diagnose nos primeiros quinze dias de aula e ajustava a sequência didáctica conforme o resultado. Alunos que não dominam concordância verbal não conseguem avançar para análise sintáctica. Forçar esse progresso gera frustração e retenção baixa.

Como organizar o uso do livro ao longo do ano

Eu dividia o ano em três períodos. No primeiro, foco nos conteúdos que a turma ainda não domina do fundamental. Isso inclui interpretação de texto, concordância, regência e pontuação. No segundo, entro nos conteúdos novos do ensino médio: análise sintáctica, figura de linguagem, variedades linguísticas. No terceiro, revisão orientada para o ENEM e vestibulares. Cada período usa o livro, mas em intensidades diferentes. No primeiro, o livro é mais consultivo. No segundo, é a espinha dorsal. No terceiro, é apenas para exercícios de prática.

O total de páginas efectivamente usadas num ano lectivo costuma ficar entre 180 e 220 das 350 disponíveis. O resto é sobreposição com o fundamental ou conteúdos que a turma já domina. Se você usar o livro integralmente, perde tempo valioso com material desnecessário.

Questões que merecem atenção

Nenhuma coleção actual é perfeita. A parte de gêneros textuais tende a ser genérica. A de literatura, superficial. A de produção textual, por vezes desconectada da teoria. O professor precisa ser crítico em relação ao material. O que eu recomendo é usar pelo menos duas coleções, cruzar os conteúdos, e construir sequências próprias baseadas nas necessidades reais da turma. Isso exige trabalho adicional, mas o ganho em aprendizado é significativo. Alunos que recebem material alinhado às suas lacunas têm retenção muito maior do que aqueles que seguem um livro cegamente.