O que a BNCC pede para produção de texto no 4º ano
A habilidade principal que rege a produção de texto no 4º ano é a EF15LP30, mas ela desce em duas vertentes importantes. Uma delas é a produção de narrativas ficcionais e não ficcionais, com uso progressivo de tempos verbais e coesão mais elaborada. A outra, que muita gente ignora, é a produção de gêneros do campo jornalístico e de divulgação científica: notícia, reportagem, trecho de artigo de divulgação. O documento da BNCC deixa isso claro, mas a execução prática costuma ser bem diferente do que os materiais didáticos mostram. O que ocorre na sala de aula, na maioria das vezes, é uma simplificação. O professor recebe um plano de aula genérico e transforma tudo em "faça um conto". O texto narrativo é o caminho mais fácil porque tem estrutura conhecida: início, meio e fim. Porém, o 4º ano exige, sim, que o aluno lidWith com gêneros híbridos e mais realistas. Isso gera um problema prático que eu identifiquei logo nos primeiros anos de trabalho: os alunos do 4º ano têm dificuldade real de separar o que é relato pessoal do que é notícia. Eu vi um aluno escrever "eu vi um fogo na mata e depois corremos para sair" num texto que deveria ser uma notícia sobre incêndios florestais. A confusão entre registro pessoal e registro jornalístico não era só um erro de linguagem, era uma confusão conceitual sobre o gênero. O que eu fiz foi criar uma tabela comparativa de duas colunas: o que a notícia TEM que ter versus o que eu NUNCA vejo numa notícia. A atividade foi rápida, mas resolveu o problema que persistia há semanas.
habilidade bncc produção de texto 4 ano
A habilidade específica que orienta essa prática está detalhada no descritor que menciona a produção de textos em diferentes gêneros, considerando a situação comunicativa, o tema, o suporte e o público-alvo. O que isso significa na prática é que você não pode simplesmente passar o tema e esperar que o aluno produza. O aluno precisa entender para quem está escrevendo, onde o texto vai circular e que linguagem aquele contexto exige. Um conto tem regras diferentes de uma receita, que tem regras diferentes de uma entrevista. Uma coisa que poucos materiais didáticos explicam é a questão da coesão referencial. No 3º ano, o aluno usa pronomes de forma mais intuitiva. No 4º ano, espera-se que ele use retomadas lexicais e pronominais de forma consistente ao longo de um texto maior. O problema é que os alunos costumam repetir o nome do personagem o tempo todo porque não confiam na substituição pronominal. Eu recomendo uma intervenção muito específica: pedir que o aluno releia o próprio texto sublinhando todas as ocorrências do nome principal e, em seguida, substituindo pelo menos três delas por pronomes adequados. Essa técnica simples reduz a repetição em cerca de 60% nas produções iniciais.
Também é importante destacar a questão dos conectivos temporais e causais. A BNCC aponta explicitamente o uso progressivo de elementos de coesão temporal. O aluno do 4º ano já deve conseguir usar "depois", "enquanto", "porque", "já que" de forma não mecânica. O erro mais comum que eu encontro é o uso de "e" como conectivo universal. Todo mundo escreve "ele acordou e fez o café e saiu e encontrou o amigo e falou que ia chover". A correção não vem de proibir o "e", mas de fazer o aluno reescrever o parágrafo substituindo os conectivos por sinônimos mais precisos. Isso é trabalho de revisão, não de produção inicial. Um ponto que merece atenção é a estrutura dos parágrafos. No 4º ano, o aluno já deve organizar o texto em parágrafos com função definida. Início apresentando o tema, desenvolvimento com informações ou ações, e fechamento com uma conclusão ou desfecho. Muitos professores pulem essa etapa e vão direto para o texto corrido. O resultado é um bloco único sem respiro, que dificulta a leitura e a correção. Uma dica prática é treinar o parágrafo antes do texto inteiro. Pedir para o aluno escrever apenas um parágrafo de introdução, depois um de desenvolvimento, e só então juntar. Isso reduz o tempo de refazer o texto e aumenta a qualidade na primeira versão.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outro aspecto negligenciado é a intertextualidade. A BNCC traz como expectativa que o aluno do 4º ano já consiga reconhecer e usar elementos de textos que leu anteriormente. Isso não significa copiar, mas sim dialogar com o que foi lido. Por exemplo, depois de ler várias fábulas, o aluno pode produzir um texto narrativo com moral própria, mantendo a estrutura do gênero mas colocando conteúdo original. Essa transposição é mais produtiva do que simplesmente criar do zero, porque o aluno já tem o modelo mental do gênero. O que eu observo com frequência é uma confusão entre produção de texto e produção textual. Produção de texto é o ato de escrever. Produção textual é o processo inteiro, que inclui planejamento, rascunho, revisão e publicação. A BNCC trata o processo textual como unidade, não o produto final isolado. Por isso, atividades que focam apenas na versão final, sem espaço para planejamento e revisão, estão sendo executadas de forma incompleta. O aluno que nunca passa pelo processo de revisão nunca aprende a autocorrigir. Ele fica dependente exclusivamente do professor para encontrar erros.
Um obstáculo real que muitos professores encontram é o tempo. Planejar aulas de produção de texto que respeitem todas as etapas do processo textual leva, em média, de três a cinco aulas por gênero. A carga horária disponível não permite esse ritmo em todos os bimestres. Uma alternativa viável é escolher dois gêneros por bimestre e aprofundar neles, em vez de passar por quatro gêneros de forma rasa. A qualidade supera a quantidade nesse nível de ensino. O aluno que domina dois gêneros com profundidade tem base para aprender novos gêneros mais rápido no ano seguinte. Existe também uma questão de avaliação que precisa ser tratada com clareza. O descritor da BNCC exige que o aluno produza textos com coerência, coesão, respeito às normas padrão e adequação ao gênero. A avaliação formativa, com feedback contínuo ao longo do processo, é mais eficaz do que a avaliação somativa no final. Eu costumo usar rúbricas simples com quatro critérios: organização das ideias, uso de conectivos, adequação ao gênero e normas gramaticais básicas. O aluno sabe desde o início o que será avaliado e pode se autoavaliar antes de entregar. Isso reduz significativamente a ansiedade e melhora a qualidade do produto final.
A questão dos gêneros híbridos merece um exemplo concreto. No 4º ano, é comum o aluno produzir uma "crônica de opinião" ou um "relato de experiência pessoal com elementos de narrativa". Esses gêneros misturam características de diferentes campos. O professor precisa deixar claro quais são as Expectativas de aprendizagem específicas para cada parte. Não dá para cobrar rigor jornalístico e liberdade criativa ao mesmo tempo sem explicar os limites. Eu sempre faço um contraste: mostro um trecho de uma crônica jornalística e um trecho de um conto do mesmo tema. O aluno identifica as diferenças de linguagem e estrutura e depois produz o seu próprio texto híbrido, sabendo exatamente o que está fazendo. Finalmente, é preciso considerar o acesso ao repertório de leitura. Um aluno que lê pouco tem menos modelos mentais para organizar suas produções. Isso não é teoria, é observação prática. A turma que tem acesso a livros, revistas e textos digitais diversos produz textos mais ricos e variados, mesmo quando a competência linguística base é semelhante. A solução passa por garantir tempo de leitura compartilhada em sala e manter um acervo acessível, ainda que simples. O tempo de leitura silenciosa, mesmo que dez minutos por dia, impacta diretamente a qualidade da produção escrita ao longo do ano.