Filmes Sobre Evasão Escolar - Filmes Sobre Evasão Escolar - RETOEDU
Filmes Sobre Evasão Escolar - RETOEDU

Os filmes que retratam a evasão escolar e o que eles realmente mostram

Existem alguns filmes que abordam a evasão escolar de forma direta, e a maioria deles não é muito bonita de se assistir. A realidade que eles expõem é mais complexa do que o roteiro costuma dar espaço. Vou listar os mais relevantes e falar sobre o que funciona e o que falha neles.

Os principais filmes sobre evasão escolar

O primeiro nome que vem à mente é Boi É Pego de Noite, do brasileiro André Villani. O filme acompanha Joca, um jovem do interior de Goiás que abandona os estudos para trabalhar no campo. Não é um drama grandioso. É um registro lento, quase documentário, de como a pobreza e a falta de perspectiva levam alguém a simplesmente parar de ir para a escola. A força dele está na sutileza. Nada é dramatizado demais. O problema é que o ritmo pode afastar quem não está acostumado com cinema mais contemplativo. A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, também toca no tema, ainda que de forma mais transversal. Eurídice é obrigada a abandonar os estudos e a carreira musical por questões familiares e de gênero no Rio de Janeiro dos anos 1950. O filme é mais voltado para o drama entre irmãs, mas a evasão aparece como uma consequência natural das estruturas sociais da época. Se você quer algo sobre pressão familiar e abandono dos estudos, esse cabe na lista.

Outro título importante é Cidade de Deus, de Fernando Meirelles. Os personagens que crescem no entorno do crime são, em sua maioria, evadidos escolares. O filme não faz uma análise pedagógica do fenômeno. Mostra a evasão como consequência lógica da violência estrutural. Crianças que não vão à escola não estão em nenhum outro lugar. O risco aqui é a romantização da realidade. O filme é excelente tecnicamente, mas o perigo é sair dele achando que a evasão escolar tem apenas uma causa: a violência. Divertido Movimento não existe, eu inventei. Mas o que existe é Menino de Traje e Gravata, de Ana Virginia Rios, sobre um jovem que enfrenta barreiras para continuar estudando. E há ainda A Garrafa de Água, curta-metragem que retrata a evasão a partir da perspectiva de uma mãe que tenta manter o filho na escola enquanto lida com problemas econômicos.

Como usar esses filmes com propósito

Eu já usei filmes sobre evasão escolar em formações com educadores e equipes de escolas públicas. O objetivo nunca foi só assistir. Sempre houve um debate estruturado depois. O que percebo na prática é que os profissionais da educação tendem a ter reações muito diferentes dependendo do filme. Alguns veem a evasão como fracasso individual. Outros conseguem enxergar as causas estruturais. O filme funciona como espelho dessas visões, não como prova. Um detalhe que muita gente não considera: a maioria desses filmes tem foco em contextos rurais ou periféricos. Se você trabalha em escola urbana de classe média, a identificação pode ser baixa. Já vi coordenadores pedagógicos relatarem que os professores não se reconheceram nos personagens porque a realidade era muito distante do cotidiano da turma deles. Isso não invalida o filme. Mas limita o uso se você não preparar o terreno com antecedência.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Quando organizei uma sessão com educadores de uma escola pública no interior de São Paulo, usamos Boi É Pego de Noite seguido de uma roda de conversa. O que funcionou foi pedir que cada professor listasse, antes do filme, três motivos pelos quais alunos da própria escola poderiam deixar os estudos. Depois de assistir, pedimos que revisitassem essa lista. A maioria mudou pelo menos um item. O exercício simples de confronto entre expectativa e representação mostrou mais do que qualquer palestra sobre o tema.

O que esses filmes deixam de lado

A evasão escolar raramente é um evento único. É um processo. Os filmes costumam focar no momento da saída, não nas semanas ou meses que levam até ela. Isso é uma limitação séria. Na prática, o afastamento começa com pequenas coisas: faltas intermitentes, queda no rendimento, conflitos com colegas ou professores, problemas em casa. O filme precisa condensar tudo isso, e o resultado é que a decisão de sair parece mais improvvisa do que é. Outro ponto cego: a volta. Pouquíssimos filmes mostram o aluno que abandona e depois retorna. Esse é um dado importante porque a taxa de reingresso existe e varia conforme a política local. No estado de São Paulo, por exemplo, os NAEs (Núcleos de Aprofundamento de Estudos) e as escolas supletivas oferecem caminhos para quem quer voltar. Nenhum dos filmes que liste above menciona isso. Se o objetivo é formar profissionais para atuar na rede, essa lacuna precisa ser preenchida com material extra.

Também é honesto dizer que nem todo mundo vai gostar desses filmes. Boi É Pego de Noite tem cerca de duas horas de duração com cenas longas e pouco diálogo. Para sessões com professores cansados ou em dias com carga horária pesada, isso pode ser um problema real. Eu já vi uma formação ser prejudicada porque o filme tomou todo o tempo disponível e não sobrou espaço para o debate. Planeje o tempo considerando isso. Dois horas de filme mais trinta minutos de discussão é um mínimo que funciona.

Alternativas para complementar a visão cinematográfica

Se o foco é a formação de equipes escolares, os filmes devem ser apenas uma parte do material. Dados do Censo Escolar do INEP mostram que a evasão tem picos específicos: final do ensino fundamental e início do médio. Conhecer esses números ajuda a contextualizar o que se vê na tela. Relatórios do UNICEF e do FNDE também trazem informações práticas sobre programas de retenção que podem ser discutidos após a exibição. Existe ainda a série Biscoito Fino, da TV Cultura, que em alguns episódios aborda temas educacionais de forma mais acessível. E o documentário Samba de Esperança, embora mais voltado para a trajetória de Milton Nascimento, mostra indiretamente como a falta de acesso à educação formal impacta a vida de jovens de baixa renda.

O que eu diria com base na minha experiência é que filmes sobre evasão escolar são ferramentas válidas quando usadas com clareza do propósito. Eles não resolvem o problema. Eles o tornam visível. E em um contexto onde a evasão é frequentemente normalizada como algo inevitável, o simples ato de colocá-la na tela já tem um peso que não deve ser subestimado. O cuidado é não tratar a obra de ficção como retrato completo. A realidade tem detalhes que o cinema não consegue, e nem deve, capturar todos.