Organizando um projeto de feira de ciências sobre plantas medicinais
A maioria dos projetos sobre plantas medicinais na feira de ciências segue o mesmo esquema repetitivo: colar uma placa no jardim, mostrar uma planta e falar que serve pra dor de cabeça. Funciona no ensino fundamental. No médio e superior, isso não passa de enfeite. O que diferencia um projeto que ganha atenção dos jurados do que ninguém leva a sério é o método de análise. Plantas medicinais são, antes de tudo, quimica aplicada. O princípio ativo existe ou não existe. Isso se prova com um protocolo. Vou explicar como montar isso de verdade, começando pelo que as pessoas costumam pular. O extrato. Todo mundo tenta fazer chá e testar. Isso não é pesquisa, é culinária. O correto é preparar um extrato etanólico ou hidroetanólico padronizado. Você pega a folha seca, moe até passar por uma peneira 60, pesa entre 5 e 10 gramas e coloca num erlenmeyer com etanol 70% ou metanol, dependendo do solvente que você tem acesso. Deixa macerar sob agitação magnética por 24 horas. Filtra em papel de filtro quantitativo. Evapora o solvente em banho-maria controlado a 40 graus, nunca mais que isso, senão degrada os compostos termossensíveis como os flavonoides. O resíduo seco é o seu extrato bruto. Pese ele. Isso te dá o rendimento em porcentagem, que é o primeiro dado objetivo do trabalho.
o que realmente funciona em feira de ciencias plantas medicinais
O erro mais comum é não ter variável controlada. Você testa o extrato de uma erva contra algo e não define contra o quê. Precisa de pelo menos três grupos: o grupo controle negativo (só o solvente, sem extrato), o grupo controle positivo (um fármaco de referência conhecido, como a cafeína para atividade estimulante ou o ácido acetilsalicílico para anti-inflamatório) e o grupo experimental com diferentes concentrações do extrato. Sem controle positivo, você não tem como dizer se o efeito que mediu é real ou ruído. A maioria dos alunos esquece disso e volta pra banca só com o extrato e a planta seca. Outro detalhe que separa projeto amador de projeto sério é a identificação botânica. Você precisa de um herbário autenticado ou, no mínimo, um laudo de identificação assinado por um botânico. Se o seu projeto diz "capim-limão" mas na verdade é citrona, os compostos ativos são diferentes. Isso já aconteceu comigo numa feira regional. Eu apresentou extrato de uma erva que achei ser erva-cidreira verdadeira (Melissa officinalis). O extrato não mostrou atividade antioxidante significativa nos testes que fiz. Levei dois dias tentando ajustar a concentração, mudar o solvente, refazer a pesagem. Nada funcionava. No final, uma professora de biologia que passava pela banca pediu pra ver o material botânico. Ela olhou a etiqueta, olhou a planta, e disse que aquilo não era Melissa. Era Clinopodium douglasii, a erva-cidreira-californiana. Os compostos são diferentes. O extrato estava correto, a identificação é que estava errada. Troquei a referência bibliográfica, ajustei os resultados e o projeto entrou pra final. Identificação botânica não é burocracia. É a base de tudo.
Para a parte analítica, se você não tem acesso a cromatografia em camada delgada ou HPLC, use testes fitoquímicos qualitativos clássicos. Eles são baratos e fornecem dados concretos. O teste com reativo de Dragendorff detecta alcaloides. O teste com cloreto de alumínio revela flavonoides. O teste de FeCl3 mostra fenóis totais. Anote os resultados como presença/ausência e intensidade da cor. Isso vira tabela no trabalho. Não adianta só dizer "a planta tem princípios ativos". A banca quer ver qual princípio ativo e em que quantidade relativa. Sobre a atividade biológica, os testes mais viáveis num contexto de feira são com Artemia salina para toxicidade, ou ensaios de inibição de crescimento bacteriano com discos de papel de filtro e bactérias como E. coli ou S. aureus, se houver biossegurança adequada. O teste de disco-buria é barato. Você prepara um inóculo bacteriano, espalha num ágar Mueller-Hinton, coloca um disco de papel filtro impregnado com o extrato em diferentes concentrações, incuba a 37 graus por 18 a 24 horas e mede o halo de inibição em milímetros. Anote tudo. Erro comum: colocar o extrato direto no ágar sem padrão de concentração. Você precisa de uma série diluída, tipo 100mg/ml, 50mg/ml, 25mg/ml, 12,5mg/ml. Sem curva dose-resposta, não tem como interpretar o resultado.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
A parte que mais costuma dar problema na apresentação é a revisão bibliográfica. Muita gente copia frases da Wikipedia e chama de fonte. Use PubMed, SciELO, Portal de Periódicos da Capes. Cite artigos com DOI. Se o princípio ativo da sua planta foi isolado e identificado num artigo de 2019, cite o artigo. Se não tem artigo sobre a espécie que você escolheu, diga isso explicitamente. Isso é honestidade científica, e os jurados percebem. Fingir que tem fundamento quando não tem é a maneira mais rápida de perder pontos. Se o seu foco é mais na parte de coleta e uso popular do que em análise laboratorial, tudo bem. Mas aí o rigor muda. Você precisa de metodologia etnobotânica com ficha padronizada, coleta de depoimentos registrados, e cruzamento com literatura. Pesquisa qualitativa também é pesquisa, desde que feita com método. Entrevista semi-estruturada com comerciantes de feiras, fitoterapeutas, ou comunidades tradicionais gera dados que podem ser tabulados. Frequência de menção, grau de consenso, uso tradicional versus comprovação científica. Isso é diferente de "minha avó usa e funciona".
O cronograma prático para um projeto dessas é: duas semanas para definição da planta e revisão bibliográfica, uma semana para coleta e identificação, uma semana para preparo do extrato e testes fitoquímicos, uma semana para ensaios biológicos se for o caso, e duas semanas para análise dos dados e montagem da banca. Se você começar na semana anterior à feira, vai apresentar um caderno de anotações incompletos e esperança. Não funciona. Uma limitação que ninguém mencionou: extratos brutos são complexos. O que você mede é o efeito do coquetel inteiro, não de um composto puro. Isso é importante porque o efeito sinérgico é real na fitoterapia, mas impossibilita isolar o mecanismo de ação num projeto de feira. Se o extrato inibe bactéria, pode ser o flavonoide, pode ser o tanino, pode ser a interação entre os dois. Anote essa limitação no trabalho. Reconhecer o que o seu experimento não consegue responder é sinal de maturidade acadêmica. Jurados valorizam isso mais do que um resultado perfeito que não sabe explicar.
A planta que eu recomendo para quem está começando é a hydrea (Hydrastis canadensis) ou a própolis, se tiver acesso. Mas a verdade é que qualquer espécie da flora local com registro etnobotânico serve. O que define a qualidade do projeto não é a raridade da planta. É a qualidade do método.