O problema do sujeito implícito em textos técnicos
Muita gente trava na hora de escrever e não sabe explicar exatamente o que está acontecendo quando um verbo parece se referir a algo que foi dito antes, mas o texto ficou ambíguo. A situação é mais comum do que parece. Você escreve um parágrafo, introduz um sujeito, e depois usa um verbo no seguinte que poderia pertencer a mais de uma coisa. Aí o leitor fica perdido.
esse verbo refere-se a um sujeito já mencionado anteriormente qual
Quando você se depara com essa dúvida — esse verbo refere-se a um sujeito já mencionado anteriormente qual — o caminho mais seguro é traçar uma linha entre o verbo e o substantivo mais próximo que faz sentido lógico. Não adianta só olhar a proximidade gráfica. Você precisa olhar para a lógica. Um verbo no singular pode, sim, concordar com um sujeito coletivo. Um verbo no plural pode estar se referindo a um núcleo composto que apareceu há três frases. O português permite isso, desde que a referência seja clara. A regra básica que os manuais ensinam é simples: o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito. O problema é que a concordância visual nem sempre resolve a ambiguidade. Em textos jurídicos, por exemplo, eu vejo muito isso. Uma frase começa com "O responsável pela obra e seu representante legal..." e depois vem um verbo no singular. Alguns acham que tá errado. Não tá, desde que o sujeito composto tenha sido tratado como uma unidade. Mas isso só funciona se o resto do período deixar claro qual é a intenção. Se o texto vier em seguida com "eles decidiram", aí sim fica ambíguo. Porque "eles" pode ser o responsável, o representante, ou ambos.
Eu já perdi tempo refatorando cláusulas inteiras só porque o redator anterior tinha escrito "O diretor e o gerente aprovaram a proposta. O valor foi revisado..." e todo mundo discutia se "o valor" se referia à proposta ou à reunião. A solução foi reescrever o período inteiro e usar um conector explícito, tipo "Dessa forma, o valor da proposta foi revisado." A ambiguidade some quando você explicitly marca a relação. Não tem mágica.
Como identificar a qual sujeito um verbo se refere
O primeiro passo é isolar o verbo. Pegue-o e pergunte: "quem fez isso?" A resposta normalmente vai estar nos dois ou três termos anteriores. Se houver mais de uma possibilidade, o texto precisa ser reformulado. Não tente salvar ambiguidade com contexto implícito. O contexto raramente é suficiente. Na prática, eu uso um método simples que funciona na maioria dos casos. Eu sublinho todos os substantivos e pronomes que aparecem antes do verbo em questão. Depois coloreio os que são plausíveis como sujeitos. Se sobrar apenas um, resolve. Se sobraram dois, eu tenho que escolher entre reescritura ou inserção de um pronome relativo que deixe a referência explícita.
Por exemplo, imagine esta situação: "A diretoria e o conselho deliberaram sobre a fusão. O resultado foi favorável." Aqui, "o resultado" se refere ao quê? À deliberação? À fusão? A ambiguidade é real. A correção mais direta seria: "A diretoria e o conselho deliberaram sobre a fusão. O resultado da deliberação foi favorável." Agora não resta dúvida. Outro caso clássico que eu encontro com frequência diz respeito ao uso de "que" e "o qual". O pronome "que" é versátil, mas pode criar referências duvidosas. O "o qual", por sua vez, é mais explícito, mas soa artificial em muitos contextos. A saída é usar "cujo" quando a posse é clara, ou simplesmente repetir o substantivo. Repetir não é erro. É clareza. Texto claro não é texto pobre.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Pegadinhas que todo mundo cai
Uma pegadinha constante é a concordância com sujeito posposto. O verbo pode vir antes do sujeito, e aí a tentação é concordar com o termo mais próximo, que pode não ser o verdadeiro sujeito. Eu vi um relatório técnico onde o autor escreveu: "Foram analisados os dados e o relatório final." A concordância no plural estava correta, mas o leitor poderia entender erroneamente que apenas os dados foram analisados, e não o relatório. O texto precisava de um "tanto... quanto" ou de uma reestruturação para evitar essa leitura. Não é erro gramatical, mas é erro de comunicação. Outra armadilha é o uso de pronomes oblíquos átonos que podem se referir a mais de um antecedente. "Ele disse que iria" — quem é "ele"? Se o parágrafo anterior mencionou o diretor e o gerente, a ambiguidade é garantida. A solução aqui é trivial: substitua o pronome pelo nome ou por uma expressão que deixe a referência unívoca. "O diretor disse que iria" resolve tudo em dois segundos.
Existe ainda o problema dos sujeitos oracionais. Frases como "É importante que todos compareçam" têm um sujeito oracional, não um substantivo. O verbo "é" concorda com a impessoalidade da construção, e o "que" introduz o conteúdo da oração. Isso é diferente de um verbo que se refere a um sujeito já mencionado. Muitos confundem os dois casos e aplicam regras erradas. A diferença é que, no sujeito oracional, não há um antecedente nominal concreto. A referência é abstrata. Se você tentar localizar um sujeito concreto, vai se perder.
Quando a regra não funciona
Não adianta ter técnica se o texto original for mal construído. Eu já me deparei com frases de dezenas de palavras, sem vírgulas, com múltiplos sujeitos potenciais e verbos deslocados. Nessas situações, nenhuma regra de concordância resolve. A única saída é quebrar a frase. Separar em duas ou três. Colocar vírgulas onde elas devem estar. Reorganizar a ordem dos elementos. Leitura automática de concordância falha nesses casos porque o problema não é gramatical, é estrutural. Também vale mencionar que em textos muito formais, como contratos e regulamentos, a ambiguidade de referência pode ter consequências práticas sérias. Já vi um contrato em que "o fornecedor e seu representante" apareciam como sujeitos de um verbo no singular, e a interpretação jurídica mudou o sentido de toda uma cláusula. O erro foi de redação, não de gramática. A correção foi simples: trocar o singular pelo plural ou especificar qual dos dois era o sujeito da ação. Mas o dano já estava feito, e o custo de revisión foi alto.
Se o seu texto tem esse nível de complexidade, o ideal é passar por um revisor com olho clínico para referências. Auto-revisão tem limite. O cérebro tende a pular o que já conhece. Você lê o que escreveu, não o que está no papel. Por isso, reler com pausa, ou ler em voz alta, ou pedir para alguém ler, faz diferença. Não é frescura. É procedimento padrão.
O que fazer na hora de escrever
A dica mais prática que eu consigo dar é esta: escreva a frase completa, depois isole o verbo e pergunte se a referência está clara. Se não estiver, reformule antes de continuar. Leva mais tempo no início, mas economiza horas de correção depois. Eu costumo levar entre dois e cinco minutos a mais por página quando aplico esse filtro. O investimento se paga na revisão final, que costuma reduzir o tempo de ajuste em cerca de sessenta por cento. Outro hábito útil é evitar substituir um sujeito por pronome na primeira menção. Use o nome próprio ou a descrição completa na primeira vez. Só depois use o pronome. Isso elimina boa parte da ambiguidade antes mesmo dela aparecer. É óbvio para quem já escreve com frequência, mas é surpreendente quantas pessoas pulam esse passo e depois sofrem com as consequências.
Se o seu texto é longo, considere usar subtítulos e listas. A estrutura visual ajuda o leitor a acompanhar quais sujeitos estão ativos em cada seção. Um parágrafo com três assuntos diferentes e um verbo no meio é um convite ao erro de interpretação. Dividir o conteúdo torna a referência mais fácil de rastrear. Não é só estética. É funcionalidade. No fim das contas, a questão desse verbo que se refere a um sujeito já mencionado anteriormente qual nunca vai ter uma resposta única, porque depende do contexto. O que existe é um conjunto de ferramentas para tornar a referência inequívoca. Concordância verbal, escolha de conectores, repetição estratégica, reestruturação de frases. O importante é não confundir correção gramatical com clareza comunicativa. Elas estão relacionadas, mas não são a mesma coisa. E confiar só na primeira é o erro mais caro que dá pra cometer.