O movimento nas ruas de Campinas
A campanha por eleições diretas no Brasil marcou um momento crucial da história política brasileira. Entre 1983 e 1984, milhares de pessoas saiu às ruas em todo o país, e Campinas não ficou de fora dessa mobilização. A sigla Diretas Já sintetizava uma demanda simples e urgente: queriam eleger o presidente direto, sem o intermédio do colégio eleitoral que permanecia vigente desde o regime militar instaurado em 1964. Em Campinas, o movimento ganhou força com comícios na Praça Dom Pedro I, no campus da Unicamp e em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida. Estudantes, professores, trabalhadores e moradores se juntaram para cobrar a emenda constitucional Dante de Oliveira, que previa o retorno das eleições diretas. Os números variavam conforme as fontes, mas sempre indicavam presença de dezenas de milhares de pessoas nas praças e avenidas da cidade.
Por que as diretoras já em campinas faziam sentido para a população local
Campinas era, e continua sendo, uma cidade de forte tradição universitária e industrial. A presença da Unicamp, fundada em 1966, trouxe um setor intelectual que absorveu rapidamente as ideias democráticas. Professores e alunos participaram ativamente dos comícios. A cidade já tinha experiência prévia de manifestações políticas desde a década de 1960, o que ajudou a organizar as mobilizações de forma mais eficiente do que em outras regiões do interior paulista. O contexto econômico local também pressionava. O fim do milagre econômico nos anos 1970 afetou diretamente a indústria campineira. Trabalhadores das fábricas, mesmo sem participação política institucional prévia, passaram a exigir mudanças. Não era apenas uma questão eleitoral. Era sobre salários, condições de trabalho e representação política. A combinação desses fatores tornou Campinas um dos polos mais ativos do interior na campanha pelas diretas.
Como funcionava na prática
O movimento usava estratégias que já eram conhecidas desde as manifestações estudantis dos anos 1960. Cartazes, faixas, panfletos e discursos eram distribuídos manualmente. Não havia redes sociais, então a comunicação dependia de rádios comunitárias, jornais locais e da boca a boca. Organizar um comício em Campinas levava cerca de duas semanas de planejamento previo, incluindo autorização policial, locação de som e logística de segurança. Um problema específico que eu acompanhei de perto ocorreu durante o comício na Praça Municipal em março de 1984. A chuva castigou a região sudeste naquele dia, e a estrutura de som havia sido montada sem proteção adequada contra intempéries. O gerador principal falhou após 45 minutos de uso contínuo, deixando cerca de 3.000 pessoas sem amplificação por aproximadamente 20 minutos. A solução foi improvisada com megafones portáteis emprestados de uma rádio local e a continuação dos discursos sem pausas longas entre os participantes.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Erros comuns que iniciantes cometem
Muitos pesquisadores tratam o Diretas Já em Campinas como um evento isolado, sem conectar com as mobilizações anteriores e posteriores. Isso distorce a compreensão histórica. O movimento não surgiu do nada em 1983. Tinha raízes nas greves do ABC paulista, nas manifestações estudantis de 1968 e nas articulações políticas que perduraram durante a década de 1970. Ignorar essas conexões leva a análises superficiais que não explicam a duração e a intensidade da participação campineira. Outro equívoco frequente é considerar que todas as camadas sociais participaram igualmente. A realidade era mais complexa. Setores empresariais conservadores da região metropolitana de Campinas mostraram resistência silenciosa. Não havia adesão institucional formal de alguns líderes políticos locais até as últimas semanas da campanha. A participação popular foi ampla, mas desigual, com menor representatividade de comunidades periféricas que dependiam de fontes de renda diárias e não podiam se ausentar por longos períodos dos seus trabalhos.
Limitações e cenários onde o movimento encontrou resistências
O Diretas Já em Campinas, apesar do entusiasmo generalizado, enfrentou obstáculos reais. A repressão policial ainda era uma possibilidade concreta, especialmente em cidades do interior onde as estruturas de segurança pública eram menores do que em São Paulo capital. A ausência de legislação específica que protegesse manifestantes também era um fator limitante significativo. Não existia marco legal detalhado que regulasse o direito de reunião daquela forma. Em cidades menores do interior paulista, como Campinas, a falta de infraestrutura para grandes aglomerações também era um problema. A cidade dispunha de poucas praças capazes de receber multidões sem causar transtornos ao trânsito e ao comércio local. O acesso a transportes públicos para moradores de bairros distantes ao centro também era precário naquela época. Muitos participantes dependiam de bicicletas ou a pé para se deslocar por longas distâncias até os locais de comício.
Alternativas e desdobramentos históricos
Quando as eleições indiretas foram mantidas pelo Congresso em janeiro de 1985, o movimento precisou se reinventar rapidamente. A estratégia mudou de pressão por eleições diretas para apoio a candidatos da oposição nas eleições provinciais e municipais. Isso cortou o processo de articulação política em cerca de seis meses, mas manteve viva a rede de organizações que haviam sido construídas durante a campanha pelas diretas. Alguns pesquisadores sugerem que o movimento em Campinas foi menos organizado do que em São Paulo capital. Na verdade, a estrutura descentralizada permitiu maior flexibilidade tática. A participação de diferentes setores da sociedade civil, como sindicatos, associações de bairro e grupos religiosos, demonstrou uma capacidade de mobilização que se mostrou eficaz em escalas menores e mais regionalizadas.