O que são os descritores de avaliação e por que eles existem na prática
Os descritores de prova não surgiram de um decreto qualquer. Eles vieram de uma necessidade real de padronizar o que um aluno deveria conseguir fazer em cada etapa do ensino fundamental. Quando você pega uma prova do SAEB ou do IDEB, os gabaritos não são sorteados — cada questão mapeia um descritor específico. Isso significa que o aluno pode acertar por sorte, mas o sistema consegue identificar se foi competência ou acaso. Eu já corrigi centenas de provas assim, e o que muita gente não entende é que o descritor não avalia conhecimento isolado. Ele avalia a capacidade de aplicar um procedimento em situação de leitura ou de interpretação. Por isso, um aluno pode saber a regra gramatical de cor e errar a questão, porque a questão pedia para identificar uso da regra num contexto, não para decliná-la.descritor de portugues 5 ano
O descritor de português do 5º ano está inserido na matriz de referência do SAEB. Ele é dividido em eixos como: procedimentos de leitura, análises linguísticas e semióticas, e produção textual. O eixo de procedimentos de leitura costuma representar cerca de 60% das questões, e é onde a maioria dos alunos trava. A razão é simples: o descritor cobra inferência a partir do texto, não memorização. Quando eu comecei a trabalhar com essas matrizes, percebi algo que foge do senso comum entre professores novatos. O descritor do 5º ano sobre "identificar o tema de um texto" não é sobre resumir o que aconteceu. É sobre identificar a ideia central que organiza o todo do texto — o que o autor quer comunicar, não apenas o assunto tratado. Eu vi alunos acertarem resumos perfeitos e errarem a questão, porque o resumo era factual, e o descritor pedia a tese do autor. O mesmo acontece com "inferir informação implícita". A resposta não está no texto, mas o texto dá elementos para chegarmos a ela. Muitos alunos ficam travados porque o candidato à resposta parece não estar lá.
Outro ponto que não ensinam nos cursos de pedagogia: o descritor D2 — identificar a tese de um texto argumentativo — praticamente não aparece no 5º ano de forma plena. O que existe é uma versão simplificada, que se chama "identificar o propósito comunicativo". Isso muda tudo na hora de preparar a sala. Se você treina o aluno para defender uma opinião como se fosse um texto argumentativo completo, ele vai se perder na hora da prova. O descritor do 5º ano pede algo mais bruto: reconhecer para quê aquele texto foi escrito. O aluno precisa saber distinguir um texto narrativo de um instrucional, por exemplo, olhando para a estrutura, não para o conteúdo. Um caso específico que eu encontrei e resolvi com uma adaptação simples: alunos do 5º ano que têm déficit fonológico leve confundem descritores de ortografia com descrição de sons. Eu tinha um aluno que errava sistemáticamente questões sobre a letra "h" em palavras como "homem" e "hélice". Não era falta de atenção. Era uma confusão entre a ausência de som e a presença da grafia. O descritor cobra o conhecimento de que o "h" é mudo e não se pronuncia, e que ele aparece apenas para evitar encontro de vogais ou para dar identidade à palavra. Eu mudei a abordagem: em vez de listar palavras, fiz um exercício de substituição. Substituir "h" por outra letra e verificar se a palavra mudava de sentido ou deixava de existir. Se a palavra "casa" vira "pasá" quando troco o "c" por "p", ela tem significado próprio. Já "h" — se eu tiro o "h" de "homem", vira "omem", que não existe. Isso fixou o descritor melhor do que qualquer listas de exercícios repetitivos. A correção levou menos de duas semanas, e o aluno parou de errar esse descritor em provas simuladas.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Uma limitação séria dos descritores que quase ninguém admite abertamente: eles são bons para diagnóstico, ruins para orientação de recuperação. O descritor diz que o aluno não sabe inferir, mas não explica por quê. Pode ser déficit de vocabulário, pode ser dificuldade de raciocínio lógico, pode ser falta de familiaridade com o gênero textual. Eu já vi orientações pedagógicas tratarem todos os casos iguais, mandando o aluno reler o texto. Reler não resolve se o problema é de vocabulário. A alternativa que funciona é a análise inversa: ao invés de olhar só o item errado, olhar o padrão de erros do aluno. Se ele erra tudo que envolve texto jornalístico, o problema é de gênero. Se erra tudo que envolve texto literário, o problema é de registro. Isso economiza horas de aula e direciona o esforço para onde realmente importa. Outra nuance que passa despercebida: os descritores do 5º ano se sobrepõem com os do 6º ano. A diferença é de grau, não de tipo. Um descritor como "comparar textos de gêneros diferentes" aparece tanto no 5º quanto no 6º, mas no 5º a comparação é mais concreta — dois textos curtos, claros, sobre um mesmo assunto. No 6º, a comparação exige identificar diferenças de estrutura e linguagem em textos maiores. Professores que trabalham com sequências didáticas costumam confundir isso e cobrar do aluno do 5º ano um nível de abstração que ainda não está desenvolvido. O resultado são aulas que parecem avançadas, mas os alunos não internalizam nada, porque o descritor real estava sendo ignorado.
Existe ainda um problema técnico que afeta diretamente a aplicação dos descritores: a ambiguidade das alternativas em questões de múltipla escolha. Às vezes, duas respostas parecem corretas, e o gabarito oficial escolhe uma por um critério que não fica explícito. Eu já discuti isso com examinadores e a explicação que recebi foi a seguinte: a alternativa considerada correta é aquela que depende exclusivamente do texto, enquanto a outra exige um conhecimento externo. Parece lógico, mas na prática é extremamente difícil de verificar sem ler cada questão com lupa. Um professor que está preparando os alunos para a prova precisa ficar ciente dessa dinâmica, porque o aluno que marcar a alternativa que "também faz sentido" por conhecimento prévio vai levar erro, mesmo tendo raciocinado corretamente. Se você quer uma fonte direta dos descritores, a matriz de referência do SAEB está disponível gratuitamente no site do INEP. Ela lista todos os descritores por eixo, com descrição detalhada de cada um. O documento não é extenso — cerca de cinquenta descritores para português no 5º ano — mas a leitura precisa ser feita com calma, porque as descrições são técnicas e às vezes usam terminologia que não é óbvia para quem não está acostumado. O ideal é cruzar a matriz com provas anteriores, para ver como cada descritor se materializa na prática. Isso mostra mais do que a definição sozinha, porque a definição é genérica e a questão é específica.
A conclusão que posso dar, sem dramatismo, é que descritor não é bicho de sete cabeças. É uma ferramenta de mapeamento. O erro comum é tratá-la como se fosse uma lista de tarefas a serem cumpridas, quando na verdade é uma lente para entender o que o aluno consegue ou não fazer. Usar essa lente com honestidade e sem pretensão de transformar a aula num treino mecânico é o que faz a diferença entre uma preparação eficaz e uma perda de tempo para todo mundo envolvido.