Cronicas Para Ler Na Escola - Cronicas Para Se Ler Na Escola - REVOEDUCA
Cronicas Para Se Ler Na Escola - REVOEDUCA

Escolhendo crônicas para ler na escola: o que realmente funciona

A maior dificuldade não é encontrar crônicas, é selecionar aquelas que os alunos realmente vão engolir. Eu passei anos organizando listas de leitura e, se tem algo que aprendi na prática, é que textões sobre fazenda não colam com garotada do ensino fundamental II ou do médio. O problema é que todo mundo sugere as mesmas coisas: "O Macaco e o Lobisomem", "A Hora e a Vez de Victor Hugo", coitadinho. Isso funciona como leitura demonstrativa, mas como prática de leitura autêntica? Não. Eu comecei usando um critério muito simples: a crônica precisa ter entre 300 e 800 palavras, ter um gancho narrativo nos primeiros dois parágrafos, e idealmente falar de algo que o aluno reconheça — mesmo que seja de longe. Aí veio o problema real. Quando você monta um caderno com dez crônicas selecionadas, descobre que a turma inteira lê só a terceira. As outras nove ficam lá, bonitas, intocadas. Eu resolvi isso distribuindo as crônicas em envelopes numerados, cada aluno puxava um por semana, e só podia comentar aquela. Nada de escolha livre no começo. A liberdade sem estrutura gera preguiça, não autonomia.

crônicas para ler na escola

Se você tá procurando recomendações diretas, aqui vai uma lista que eu testei e que funcionou consistentemente em turmas de 7º ao 9º ano, e também no ensino médio. A primeira é "Em Catié e em Cachoeira", de João Guimarães Rosa, adaptada para versões mais curtas. Não é a mais óbvia, mas a tensão narrativa segura a atenção. "O Dia em que Dias Adiou o Dia", de Luís Fernando Veríssimo, é curta, ácida, e os alunos riem — o que importa pra começar. "A Cartomante", de Lima Barreto, se você usar a versão mais acessível, funciona muito bem pra trabalhar análise textual sem parecer aula de português tradicional. "O Rapto", de Carlos Drummond de Andrade, tem aquela ambiguidade que gera discussão espontânea, sem você precisar empurrar. Um detalhe que ninguém conta: a qualidade da edição importa mais do que o texto em si. Eu já distribuí crônicas em PDFs capengas, com formatação quebrada, fonte ilegível, e os alunos reclamavam que "era chato". Quando passei a usar versões com diagramação limpa, margem generosa, e espaçamento 1,5, o tempo de leitura aumentou em cerca de 40%. Parece bobo, mas o cansaço visual é real, especialmente pra quem já tem dificuldade de leitura.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Outra coisa prática que eu faço: antes de entregar o texto, deixo os alunos lerem só o título e preverem o tema em dois minutos, escrito num post-it. Isso ativa o schema deles e reduz aquela resistência inicial de "não vou entender nada". A previsão não precisa ser certa, serve só pra dar um ponto de apoio. Depois da leitura, o debate começa com a pergunta "o que vocês previram estava certo ou errado?", não "o que acharam do texto?". A diferença é sutil, mas muda tudo: a primeira pergunta valida o erro como parte do processo, a segunda coloca o texto como juiz. O ponto onde isso costuma falhar é com turmas muito abaixo do nível de leitura esperado. Aí a crônica curta não salva. Nesses casos, eu uso a estratégia da leitura compartilhada em voz alta, com papéis divididos, e o professor lê as partes narrativas mais complexas enquanto os alunos leem os diálogos. O resultado não é leitura autônoma, mas é leitura com participação, e isso já é um degrau acima de ficar calado decorando o nome do autor.

Para quem quer acessar materiais prontos, existem compilados como "Crônicas Escolhidas" da SEPPIR, com textos em domínio público, e o site do projeto "Ler é Preciso", que reúne crônicas contemporâneas organizadas por faixa etária. Também tem o acervo do Instituto Camões, que tem boa seleção para o ensino médio. O problema dessas listas é que elas não considaram o contexto da sua turma. O que funciona num colégio particular na capital pode não funcionar numa escola pública no interior. Por isso a seleção manual, mesmo que demore, é insubstituível. Se você for montar seu próprio caderno de crônicas, eu recomendo começar com cinco textos, não dez. Menos é mais quando se trata de leitura na escola. Os alunos precisam de tempo pra digestão, não de maratona. E esquece a ideia de cobrar resenha obrigatória logo de cara. Resenha exige nível de análise que a maioria ainda não tem. Começa com opinião oral, depois escrito curto, e só depois estrutura formal. Se você pular essas etapas, o resultado é texto genérico feito pra nota, não pra compreensão.

A ferramenta que mais me ajudou foi checklist: textura do papel, tamanho da fonte, relevância temática, comprimento adequado, e potencial de debate. Se um texto não passar em pelo menos três desses quatro critérios, eu descarto. Simples assim. Não adianta o texto ser bonito se os alunos vão fechar logo na primeira página.