O problema que todo mundo erra
Você já viu alguém escrever “Fui eu e o João que foi ao mercado” e ficar com a coceira na cabeça? A concordância verbal com sujeito composto é um daqueles assuntos gramaticais que parecem simples até você se deparar com uma construção que foge do padrão. Eu trabalhei anos revisando textos — muito mais tempo do que gostaria de admitir — e posso te dizer que o erro mais frequente não está nas regras básicas. Está nos casos limítrofes, naqueles em que o cérebro tende a automatizar e errar. A regra de ouro, a que todo mundo decora, é esta: sujeito composto antes do verbo pede verbo no plural. “A mãe e o filho chegaram tarde.” Ponto. Fácil. Chato, mas fácil. O problema é que a língua portuguesa não é feita de regras sem exceção. E existem exceções que transformam uma questão aparentemente banal num campo minado para quem não prestou atenção.
Concordância verbal com sujeito composto: o básico que ainda gera dúvidas
Quando o sujeito é formado por dois ou mais núcleos ligados por conjunção aditiva (“e”, “ou”), o verbo deve concordar em número. Se os núcleos são pessoas diferentes, a lógica é ainda mais direta. “Eu e tu seremos os primeiros.” Veja que aqui temos primeira pessoa (“eu”) e segunda pessoa (“tu”), e o verbo ajusta-se à primeira pessoa do plural, porque essa é a hierarquia pronominal: primeiro, segundo e terceiro. A primeira pessoa prevalece. A segunda, se não houver primeira, também prevalece sobre a terceira. Mas e quando a ordem se inverte? “Foram eles e eu.” O verbo fica no plural, claro, mas a colocação do pronome depois do verbo gera aquela sensação estranha de que algo não está direito. Não está errado. Está apenas deslocado. O verbo continua no plural porque o sujeito composto exige. A diferença é que, na fala cotidiana, muita gente acaba revertendo para o singular por pressão da proximidade: “Foi eu e o João.” Isso é coloquial, não normativo. Em texto formal, evite.
Casos em que a regra simples não se aplica
Aqui é onde as coisas ficam interessantes — e onde eu perdi mais horas do que deveria. Existe uma série de construções em que o sujeito é composto, mas o verbo pode ficar no singular. Não é um erro. É uma variação aceitável, mas que exige consciência de que está sendo feita uma escolha estilística, não uma correção mecânica. Um desses casos ocorre quando os núcleos do sujeito são sinônimos ou quase sinônimos, formando o que alguns gramáticos chamam de aposição ou de hendiadys. “Rir e chorar é parte da vida.” Aqui, duas ações tão próximas que o falante pode tratá-las como um único conceito. O verbo no singular soa natural, porque a ideia éunitária. Se você colocar “são”, fica artificial, quase pedante. Eu já vi editores exigirem o plural nesses casos, e a resistência dos escritores é compreensível: a frase perde fluência.
Outro exemplo clássico: sujeitos compostos ligados por “ou”. “Um ou outro comparecerá.” O verbo no singular, porque “ou” indica exclusão, não soma. Você não espera que os dois venham juntos. Agora inverta: “Os dois ou os três comparecerão.” Aqui, o sentido é de inclusão aproximada, e o plural é esperado. A fronteira entre esses dois casos é tênue, e é exatamente nessa fronteira que os revisores mais brigam.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Uma situação real que eu enfrentei
Houve um momento, revisando um manuscrito de não-ficção, em que o autor escreveu: “A corrupção e omissão dos poderes causou um danos incalculáveis.” O verbo estava no singular. Minha primeira reação foi marcar para plural, mas aí parei. “Corrupção e omissão” — são conceitos que, naquele contexto, funcionavam como um bloco único. O autor não estava listando dois fenômenos distintos; estava descrevendo um vício composto. Mudei a marcação. Fiquei. A frase ficou: “A corrupção e omissão dos poderes causou danos incalculáveis.” Soa certo? Soa. E, neste caso, o singular era a escolha mais adequada, porque o sentido era de unidade. Isso me ensinou algo que livros didáticos raramente destacam: a concordância não é apenas uma questão de sintaxe. É também uma questão de interpretação semântica. Quando dois núcleos se fundem num único conceito, o singular é legítimo. Quando eles permanecem distintos, o plural é obrigatório. A diferença está na intenção do autor, não na regra.
Pegadinhas que ninguém conta
Existem construções em que o sujeito composto aparece depois do verbo, e aí a tentação de fazer o verbo concordar com o núcleo mais próximo é enorme. “Viera ela e o irmão.” Você provavelmente quer escrever “vieram ela e o irmão,” mas o erro comum é manter o singular por pressão do sujeito mais próximo (“ela”). Em português, quando o sujeito vem posposto, a concordância ainda é com o todo, não com o elemento mais próximo. “Vieram ela e o irmão.” Pronto. Plural. Outra pegadinha: sujeitos compostos coordenados assindéticos, ou seja, sem conjunção. “Medo silêncio paralisou a multidão.” Aqui, a ausência de “e” cria uma coordenação que algunsgramatistas tratam como ifusão, outros como justaposição. Na prática, o singular é mais comum, porque a leitura tende a unificar os núcleos. Mas em contextos formais, especialmente em textos jornalísticos, prefira o plural se os elementos forem claramente distintos: “Medo e silêncio paralisaram a multidão.” A conjunção resolve a ambiguidade.
Uma última situação, menos óbvia: quando um dos núcleos do sujeito composto é uma expressão partitiva ou coletiva. “A maioria dos alunos e o professor resolveram o problema.” O verbo no plural, porque “a maioria” exige plural quando acompanhada de complementos no plural. Mas e se invertermos? “O professor e a maioria dos alunos resolveram.” O plural mantém-se, porque o sujeito composto exige plural. A hierarquia não muda. A única coisa que muda é a ordem dos elementos, e isso não afeta a concordância.
Quando ignorar a regra (com responsabilidade)
Às vezes, a concordância estrita soa pior do que o desvio controlado. “Fomos eu e o diretor” é grammaticalmente correto, mas em certos registros estilísticos — poesia, literatura contemporânea, até certain tipos de ensaio — o singular pode ser usado para criar ênfase ou ritmo. “Fui eu e o diretor.” Aqui, o foco recai sobre “eu,” e o “e o diretor” funciona quase como um apêndice. Não é um erro grave, mas é uma escolha consciente. Se você está escrevendo um texto formal, técnico ou acadêmico, prefira o plural. Se está escrevendo criação, o singular pode funcionar como recurso estilístico. A regra não desaparece; ela se torna opção. O que eu posso garantir, depois de anos lidando com isso, é que a confusão mais frequente não vem das exceções. Vem da falta de atenção à estrutura da frase. Pessoas leem rápido, identificam o primeiro núcleo e ajustam o verbo automaticamente. O cérebro economiza caminho, e o resultado é erro. A solução não é decorar mais regras. É ler devagar, identificar todos os núcleos antes de escolher o verbo, e, quando em dúvida, reformular a frase para evitar a ambiguidade. às vezes, reescrever é mais eficiente do que aplicar a regra correta numa construção mal armada.