As origens do teatro no Brasil são mais confusas do que parece
A primeira coisa que todo mundo aprende sobre isso é que o teatro no Brasil começou com os jesuítas no século XVI. O padre José de Anchieta encenava autos religiosos para catequizar os indígenas. Isso é verdade, mas é só o começo da história e, honestamente, a parte que todo mundo esquece é como isso se conectou com o que veio depois. Quando falo com estudantes de teatro ou gente que tá começando a pesquisar isso, percebo que tem uma confusão enorme entre teatro colonial e teatro de formação nacional. São coisas diferentes que aconteceram em épocas completamente distintas, e misturar os dois gera um erro conceitual que acompanha o aluno pelo curso inteiro.
como surgiu o teatro no brasil: uma visão prática
O teatro no Brasil não surgiu de um dia pro outro. Foi um processo de cerca de 300 anos, das primeiras encenações jesuíticas em 1549 até o surgimento do teatro como instituição secular na primeira metade do século XIX. E o caminho entre esses dois pontos é onde a coisa fica interessante. Os jesuítas usavam o teatro como ferramenta de evangelização. Encenavam peças em latim e em tupi, misturando elementos cristãos com referências culturais locais. O auto de Pipiripe, encenado em 1596, é um dos exemplos mais citados. Mas aqui vai algo que poucos mencionam: essas encenações muitas vezes viravam eventos comunitários que duravam dias, com participação de indígenas, colonos e padres. Não era um "show" no sentido moderno. Era quase uma festa religiosa com estrutura dramática.
Desses primeiros passos até o século XVIII, o teatro no Brasil quase não existiu como prática organizada. A Coroa portuguesa via com desconfiança qualquer manifestação cênica que não fosse ligada à Igreja. Os poucos registros falam de peças esporádicas em festas religiosas e nos colégios jesuítas, mas não havia um movimento teatral propriamente dito. O que mudou tudo foi a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808. D. João VI trouxe consigo companhias teatrais, construiu teatros e abriu espaço para uma prática teatral laica. O Theatro de São João, no Rio de Janeiro, foi inaugurado em 1813 e se tornou o primeiro teatro fixo do país. A partir daí, o teatro brasileiro começou a ganhar contornos próprios, com autores nacionais e repertório que refletia questões locais.
Chegando ao romantismo do século XIX, figuras como Gonçalves de Magalhães e Martins Pena foram fundamentais. Gonçalves de Magalhães escreveu Noite na Taverna e defendeu um teatro nacionalista. Martins Pena, por sua vez, criou comédias que retratavam o cotidiano carioca com sotaque e costumes brasileiros. Ele é, na minha opinião, o autor mais subestimado do período porque seu trabalho mostrava como o teatro podia falar da realidade brasileira sem precisar copiar modelos europeus. Aqui tem um detalhe que todo mundo perde: o teatro brasileiro dos séculos XVII e XVIII não era "atrasado" porque não tinha produções regulares. Ele simplesmente operava sob regras diferentes. A Igreja controlava o que podia ser encenado e quando. Colonos e indígenas participavam como atores e espectadores ao mesmo tempo. A separação entre palco e plateia, que damos como certa hoje, não existia nesse contexto. Isso muda completamente como a gente deve avaliar aquelas produções.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outro ponto que gera confusão é a relação entre teatro e literatura. No Brasil, durante muito tempo, o teatro foi considerado um gênero literário secundário. Autores escreviam peças para serem lidas, não para serem encenadas. Isso só mudou de verdade com o teatro de revista no final do século XIX e, principalmente, com o Movimento Modernista de 1922. Quando Oswald de Andrade escreveu o Manifesto Antropófago, parte central da proposta era justamente devorar as influências estrangeiras e criar algo genuinamente brasileiro — o que incluía repensar o teatro. O Teatro de Arena, nos anos 1950, foi outro marco importante. O TIABA (Teatro de Artistas do Bahiano) e depois o Arena do Chiado, em São Paulo, trouxeram uma linguagem completamente nova. Augusto Boal escreveu Teatro e Alegria e A Estética do Desespero durante esse período. A ideia era que o teatro não fosse apenas entretenimento, mas ferramenta de conscientização política. Isso gerou debates acalorados na época e ainda hoje divide opiniões.
A Ditadura Militar (1964-1985) foi um período complicado para o teatro brasileiro. Várias companhias foram censuradas, artistas foram perseguidos ou tiveram que exilar. Mas justamente nessa pressão é que surgiram algumas das obras mais importantes da história teatral do país. Graal-Triunfo do Sol, do Grupo 64, e O Quatrilho, de Oswald de Andrade (encenado em 1977), são exemplos de como a restrição pode gerar criatividade. Se você tá pesquisando isso para um trabalho ou projeto, preste atenção nos arquivos do Theatro Municipal do Rio e do Theatro Pedro II em São Paulo. Eles têm acervos documentais que mostram a evolução das encenações e dos repertórios ao longo dos séculos. Muito do que se encontra nesses arquivos não está digitalizado, então depende de ir presencialmente.
Uma coisa que aprendi na prática é que tentar encaixar o teatro colonial nas categorias modernas de "drama" ou "comédia" é armadilha. As peças jesuíticas operavam numa lógica totalmente diferente — eram simultaneamente liturgia, educação e entretenimento. Separar essas camadas artificialmente empobrece a análise. O teatro brasileiro do século XIX também merece um cuidado especial com as fontes. Muitos documentos daquele período foram perdidos ou destruídos. O que resta são notícias de jornais, cartas de dramaturgos e relatos de viajantes europeus — e todos esses têm vieses que precisam ser considerados. Um crítico francês do século XIX, por exemplo, tendia a menosprezar as produções brasileiras porque esperava que copiassem exatamente o modelo francês.
Se você quer se aprofundar, as obras de Alceu Amoroso Lima sobre a questão da identidade cultural brasileira e os textos de Mario Gandra sobre história do teatro no Brasil são referências sólidas. A Biblioteca Nacional também tem um acervo digitalizado de peças teatrais brasileiras dos séculos XIX e XX que vale a pena explorar. O teatro no Brasil continuou se transformando depois disso. O Tropicalismo nos anos 1960, o teatro popular de grupos como o Centro Popular de Cultura da UNE, as experiências de Augusto Boal com o Teatro do Oprimido, e mais recentemente a crescente diversidade de vozes e perspectivas nos palcos brasileiros. Tudo isso tem raízes naquelas primeiras encenações jesuíticas de 500 anos atrás.