Brincadeiras africanas e indígenas no contexto escolar
O assunto é mais comum do que parece em planos pedagógicos, mas a execução quase sempre falha porque as pessoas tratam isso como uma atividade esporádica em vez de um repertório vivo. Eu já vi professoras gastarem três semanas planejando uma sequência só para acabar usando um jogo como enfeite de feira, sem conexão real com o currículo. O problema central não é a falta de material — tem material sobrando — e sim a forma como os recursos são selecionados e contextualizados.
brincadeiras africanas e indígenas: o que funciona na prática
Vamos começar pelo básico antes de complicar. O termo abrange jogos e atividades lúdicas que têm raízes em povos africanos e indígenas das Américas, muitas vezes mediados pela tradição oral e pela transmissão corporal. Não se trata de um único jogo, mas de um conjunto de práticas que variam conforme a região, o grupo étnico e o contexto histórico. Quando você pesquisa, vai encontrar desde jogos de destreza física até atividades de contagem, imitação e cooperação que carregam saberes específicos de cada comunidade. A armadilha mais frequente é achar que basta copiar o registro documental e aplicar. Isso raramente funciona porque os registros existentes são, na maioria das vezes, incompletos, coletados em contextos diferentes e adaptados ao longo do tempo. Eu já perdi uma manhã inteira tentando reproduzir um jogo registrado por um etnógrafo dos anos 1970 e descobri, no final, que a versão que eu estava usando tinha sido modificada por uma professora da rede pública décadas antes, sem qualquer menção na fonte original. O correto é verificar a procedência de cada registro e, quando possível, consultar material produzido por pesquisadores dessas próprias comunidades.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outro ponto que poucos mencionam é a diferença entre adaptação e apropriação. Trazer um elemento cultural para a sala de aula exige cuidado com a forma como você apresenta a origem. Se você vai usar uma brincadeira de origem quilombola, por exemplo, indique claramente qual grupo, qual região e, se tiver acesso, cite a fonte. O básico disso já separa um trabalho respeitoso de um que reforça estereótipos. Os documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular, tratam disso nos eixos de etnoeducação e história africana e indígena, então a ligação com a prática pedagógica já está prevista. Na hora de selecionar, considere a estrutura de cada brincadeira. Jogos que envolvem contagem e estratégia, como variantes de mandinga ou jogos de contagem presentes em diversas culturas africanas, podem ser usados para trabalhar matemática sem que a criança perceba que está fazendo isso. Eu costumo começar por aqui porque o gancho natural facilita o fluxo da aula. Já brincadeiras de roda ou de imitação são mais adequadas para propostas de movimento e expressão corporal. A escolha depende do objetivo da sequência, não do contrário.
Um detalhe técnico importante é o espaço. Muitas dessas brincadeiras exigem delimitação do território de jogo, seja com cordas, pedras ou marcas no chão, e a falta desse preparo costuma estragar a dinâmica. Eu já vi um jogo de perseguição ser desmontado porque o espaço era aberto e sem referência clara, virando uma corrida sem regra. Basta marcar o perímetro com fita adesiva no piso ou usar cones — leva dois minutos e resolve. Para quem quer acessar repertórios organizados, existem portais educacionais das secretarias estaduais e materiais editados por universidades que reúnem brincadeiras com registro de origem. A dificuldade é filtrar o que é confiável, porque muita coisa sai de compilações genéricas sem critério. O caminho mais seguro é buscar publicações de centros de pesquisa como o NEABI ou materiais vinculados a programas de formação continuada com participação de especialistas em educações etnicorraciais. O tempo gasto com essa triagem inicial economiza horas de ajustes depois.
Há também o aspecto da avaliação. Se a intenção é trabalhar competências específicas, como empatia ou reconhecimento de diversidade, a brincadeira deve ter um momento de reflexão estruturado após a atividade, não apenas a execução. Sem esse fechamento, a experiência fica presa no senso comum. Um questionário rápido ou uma roda de conversa sobre o que cada grupo vivenciou já cumpre esse papel. O maior limitador dessa abordagem é a formação docente. A maioria dos professores não recebeu treinamento específico para lidar com esse acervo durante a licenciatura, e a carga horária letiva não costuma dar margem para pesquisa de campo ou consulta a especialistas. Quando a escola não tem suporte pedagógico adequado, o risco é tratar o conteúdo como folklore. Nesse cenário, o mais recomendável é buscar parcerias com coordenadores que tenham experiência em temas etnicorraciais ou utilizar materiais de instituições que já fazem mediação crítica, como associações culturais e organizações de militância negra e indígena com atuação documentada na área educacional.