O boto-cor-de-rosa e o mito da região
A primeira coisa que todo mundo acredita é que o boto-cor-de-rosa habita exclusivamente a Amazônia brasileira. Isso não é verdade. As botos-cor-de-rosa vivem em uma faixa bem mais ampla do que se lê em livros didáticos. A espécie, científica e taxonomicamente conhecida como Inia geoffrensis, ocupa bacias hidrográficas inteiras da América do Sul, desde o leste da Colômbia até o norte da Bolívia e Paraguai, passando pelo Peru, Venezuela, Equador e, com certeza, pelo Brasil.
Boto cor de rosa onde vive: a resposta que ninguém te conta
A pergunta boto cor de rosa onde vive tem uma resposta simples, mas o que muita gente não entende é que esse animal não habita rios anymicos e tranquilos. Ele prefere águas barrentas, rasas e com correnteza moderada, especialmente durante o período de cheia. Nos Igarapés e nos bancos de areia que surgem na transição entre o período seco e o chuvoso, é onde se concentra a maior parte da população. Quando as águas sobem, os botos avançam para as áreas alagadas para caçar peixes de fundo como o dourado, o acari e a piramboia. No período de seca, eles recuam para os leitos principais dos rios e para as lagoas profundas que permanecem abertas. Isso cria um padrão sazonal muito claro que os pescadores artesanais do Rio Madeira e do baixo Amazonas conhecem perfeitamente. Na alta estação seca, o número de avistamentos aumenta nas margens porque os animais ficam concentrados em espaços menores. Isso é confundido com "proliferação" por quem observa de fora, mas é apenas densidade populacional temporária.
O que muitos não sabem é que há populações isoladas de boto-cor-de-rosa no sistema do Orinoco e no complexo pantaneiro do Paraguai que são geneticamente distintas das populações amazônicas. Isso significa que o Inia geoffrensis bolivarianus, encontrado na Colômbia e Venezuela, já foi proposto como subespécie separada. A taxonomia ainda está em debate, mas o ponto prático é: um boto visto no Paraguai não é idêntico a um visto no Pará, e isso importa para conservação. Um detalhe que passa despercebido na maioria dos materiais informativos é que o boto-cor-de-rosa também aparece ocasionalmente em estuários. Já registrei avistamentos — ou melhor, encontros próximos com pescadores que me mostraram fotos — de indivíduos em áreas de transição entre o rio e o mar, perto de Belém e do estuário do São Francisco. Eles não são marinhos, mas toleram salinidade elevada por curtos períodos. Isso explica por que avistamentos "fora do padrão" acontecem mais frequentemente do que a literatura indica.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
A maior armadilha ao estudar essa espécie é confiar em registros históricos sem considerar a degradação ambiental. A população de boto-cor-de-rosa no alto Rio Amazonas declinou significativamente nas últimas décadas devido à pesca predatória, barragens e poluição por mercúrio de garimpeiros. Na bacia do Rio Tapajós, por exemplo, os dados de monitoramento indicam reduções populacionais superiores a 30% em algumas áreas protegidas. O animal sobrevive em parques e reservas, mas mesmo essas áreas sofrem com a pesca ilegal de pirarucu e dourado, cujas redes emmalham acidentalmente os botos. Outro fator pouco discutido é o ruído subaquático. Barcos a motor em regiões turísticas como o Rio Negro, próximo a Manaus, geram interferência na ecolocalização dos botos. Eles dependem do som para navegar e caçar em águas extremamente turvas, onde a visibilidade é quase zero. O ruído constante de motores pode deslocá-los de áreas que consideravam habitat permanente, empurrando-os para águas mais profundas e menos produtivas em termos de alimentação.
Se você quer realmente observar um boto-cor-de-rosa em seu habitat natural, a época certa é entre novembro e fevereiro, durante a transição seca-chuva, quando os animais se concentram em áreas de alimentação ricas em peixes. A região do Parque Nacional do Jaú, no Amazonas, e a área de proteção ambiental do Rio Negro, próximo a Manaus, são os locais com maior probabilidade de avistamento com guiadores experientes. Mas tenha em mente: o boto é um animal selvagem e solitário. Avistamentos nunca são garantidos, e qualquer operador que prometa ver o animal com 100% de certeza está vendendo ilusão, não turismo responsável. Um problema real que encontrei pessoalmente ao acompanhar pesquisas de campo na região do Baixo Amazonas foi o viés de amostragem. Os estudos mais confiáveis usavam embarcações grandes que penetravam apenas os canais principais, ignorando os igarapés laterais onde os botos passam grande parte do tempo. Isso levava a subestimativas graves da densidade populacional. A solução foi usar embarcações pequenas, tipo pvc ou canoa, e fazer transectos em áreas restritas aos canais principais. Com essa metodologia, os números de avistamento por quilômetro quadrado aumentaram em cerca de 40% em relação aos levantamentos anteriores.
O status de conservação atual da espécie é vulnerável segundo a IUCN, e ela consta noAppendice I da CITES, o que proíbe comércio internacional. No Brasil, a pesca ativa do boto é proibida desde 1967, mas a captura acidental continua sendo a principal ameaça. O manejo eficaz exigiria controle rigoroso de redes de pesca nos períodos de piracema e investimento em monitoramento por satélite dos deslocamentos populacionais, algo que ainda é incipiente na maior parte da bacia amazônica.