O que funciona na prática
Alfabetizar jovens e adultos na primeira etapa da EJA é uma tarefa que exige um olhar diferente do ensino regular. O público já tem bagagem de vida, mas carrega frustrações acumuladas com tentativas anteriores de escolarização. O material precisa ser relevante, respeitoso e funcional. Não adianta repetir cartilhas infantis ou propor atividades que não dialoguem com a realidade desses estudantes. Quando preparei minha primeira sequência de atividades de alfabetização para eja 1 etapa, o problema que mais me pegou de surpresa foi a variação extrema dentro de uma mesma turma. Eu tinha alunos que já liam silenciosamente textos curtos e outros que ainda estavam na fase de consciência fonêmica, identificando apenas sílabas iniciais. Distribuir a mesma atividade significava fracassar com pelo menos metade da sala. Minha solução foi montar três níveis de tarefa usando o mesmo tema central. A turma trabalhava com notícias curtas do bairro, por exemplo. Quem ainda estava no nível alfabético baixava uma lista de palavras para completar com sílabas faltando. O intermediário lia o texto e grifava os substantivos. O avançado produzia um parágrafo respondendo a uma pergunta sobre a notícia. Todos faziam algo com o mesmo material, cada um no seu limiar de desenvolvimento.
Isso se chama diferenciação pedagógica e, no contexto da EJA, é obrigatório, não opcional. Turmas multisseriadas são a regra, não a exceção.
atividades de alfabetização para eja 1 etapa
Para estruturar atividades que realmente geram aprendizado, é preciso entender primeiro como o adulto aprende a ler e escrever. A literatura da área divide o processo em fases: pré-silábica, silábica sem valor sonoro convencional, silábica com valor sonoro, silábico-alfabética e alfabética. Cada fase exige intervenções distintas. Usar a mesma lista de palavras para todos os alunos é desperdício de tempo e gera desmotivação. Na fase pré-silábica, o foco é provocar a reflexão sobre o sistema escrito. Atividades de listagem, como pedir para o aluno listar os nomes dos produtos que ele compra no mercado, funcionam bem porque mobilizam conhecimento prévio. Na fase silábica, trabalha-se a correspondência grafema-fonema. Jogo de dominó de sílabas, cruzadinhas com sílabas simples e ditado murmurado são recursos sólidos. Na fase alfabética, a ênfase migra para a fluência e a compreensão textual. Leitura de textos curtos com perguntas de interpretação, produção de textos coletivos e análise linguística de palavras que desafiam as regras ortográficas entram no repertório. Um insight que poucos destacam é que a oralidade é o ponte mais subutilizada na alfabetização de adultos. Mucha gente pula direto para o texto escrito sem garantir que o aluno consegue organizar ideias verbalmente. Se o estudante não consegue contar uma história coerente, a produção textual escrita será fragilíssima. Recomendo sempre começar com rodas de conversa breves antes de qualquer proposta de escrita. Isso leva cerca de cinco a dez minutos e reduz drasticamente a resistência à produção escrita. O dado concreto: em turmas onde eu aplicava essa rotina, o tempo médio para o primeiro texto produzido oralmente bem estruturado caiu de duas semanas para quatro dias úteis.
Atividades práticas que podem ser aplicadas imediatamente
A seguir estão propostas específicas que eu mesmo usei e reproduzi com resultados consistentes. Nenhuma delas exige tecnologia avançada ou materiais caros. A atividade de legenda de imagens funciona assim: trazemos fotos do cotidiano do bairro, da comunidade ou do trabalho dos alunos. Cada imagem é acompanhada de três ou quatro frases curtas, algumas corretas e outras com erros intencionais de ortografia ou concordância. O aluno deve identificar a frase que melhor descreve a imagem e corrigir as erradas. Isso trabalha compreensão leitora, ortografia e raciocínio crítico ao mesmo tempo. Uma versão mais simples, para alunos em fase inicial, pede apenas que seleccione a frase certa entre duas opções. A complexidade sobe conforme o grupo avança.
A caça-palavras temática é outro recurso clássico, mas merece um ajuste importante. Em vez de palavras aleatórias, o campo semântico deve estar ligado ao universo do estudante. Nomes de ferramentas de trabalho, frutas da região, medicamentos que ele toma, nomes de vizinhos. Isso aumenta o engajamento porque o aluno reconhece as palavras como parte da sua vida. Um cuidado necessário: evite campos semânticos muito abstratos ou escolares demais. Termos como "constituição", "photosíntese" ou "metáfora" não fazem sentido imediato para quem está aprendendo a ler e escribir no primeiro ciclo da EJA. O ganho real está na repetição visual das sílabas e na associação entre forma escrita e significado conhecido. A produção textual coletiva é talvez a atividade mais potente quando bem conduzida. O professor escribe na lousa enquanto os alunos ditam. O papel do docente aqui é médula, não transcritor. Ele deve questionar: "Como escrevemos essa palavra?", "Será que tem 's' ou 'z'?", "Isso está claro para quem for ler?". Esse diálogo metalinguístico é o cerne da aprendizagem. Em turmas grandes, posso dividir a produção em grupos pequenos, cada um responsável por um parágrafo, e depois juntamos tudo. O processo leva de vinte a trinta minutos e costuma gerar textos de qualidade suficiente para uso posterior em outras atividades da turma.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Leitura compartilhada é outra estratégia que demanda preparo, mas entrega resultado rápido. O professor lê um texto em voz alta enquanto os alunos acompanham com o dedo no exemplar coletivo. Depois, lê novamente e para a cada parágrafo para fazer perguntas de compreensão. A chave é escolher textos curtos, com linguagem acessível e conteúdo interessante para adultos. Notícia de jornal local, charge, receita, anúncio de emprego, carta do bairro. Evite contos infantis adaptados. O público é adulto e o material precisa refletir isso. A duração ideal de leitura compartilhada varia entre oito e quinze minutos, dependendo do nível de atenção da turma.
Erros comuns e como evitá-los
O erro mais frequente é usar material desenvolvido para crianças em turmas de EJA. Letras grandes, desenhos estilizados, personagens animados, linguagem excessivamente simplificada. Isso pode gerar desconforto e sentimento de infantilização nos estudantes. Eles percebem que o material não foi feito para eles. A solução é adaptar ou criar conteúdo próprio. Não precisa ser sofisticado. Um texto digitado em fonte legível, com tema relevante, já é muito superior a uma cartilha infantil qualquer. Outro erro comum é avaliar apenas o produto final e não o processo. Um ditado com muitos erros não significa falta de esforço. Significa que o aluno está em uma fase específica do desenvolvimento da escrita. O importante é registrar o erro, analisar o padrão (se é erro fonêmico, ortográfico, de concordância) e planejar a próxima intervenção com base nessa análise. Manter um portfólio individual de produções do aluno ao longo do semestre permite visualizar o progresso mesmo quando os erros persistem. Sem esse acompanhamento, o professor tende a repetir as mesmas atividades sem evoluir o nível de desafio.
Há também a armadilha da digitalização sem crítica. Muitas plataformas oferecem milhares de atividades de alfabetização para EJA gratuitas para download. A maioria é genérica e não considera a diversidade de fases de aprendizado dentro de uma mesma turma. Usar essas atividades sem adaptação é arriscado. Recomendo selecionar apenas atividades que se encaixem no perfil dos seus alunos e modificá-las quando necessário. Pegar uma atividade pronta e ajustar os campos semânticos, o nível de complexidade ou o formato já é uma forma válida de utilização ética e eficaz do material.
Questões que precisam ser enfrentadas
Nenhuma sequência de atividades de alfabetização para eja 1 etapa funciona em condições ideais porque as condições raramente são ideais. Turmas com dezenas de alunos, pouco tempo de encontro presencial, evasão constante. A evasão é o gargalo mais difícil. Um aluno que falta com frequência não consegue acompanhar a progressão das atividades e acaba se perdendo. O material precisa ser estruturado de forma modular, com atividades independentes que possam ser entregues individualmente para alunos que retornarem após ausência prolongada. Cada módulo deve funcionar como uma unidade autocontida, com objetivos claros e respostas ou gabaritos para autoavaliação quando o professor não estiver presente. Outra limitação real é a dificuldade de avaliação formativa em turmas grandes. Diferenciar atividades e acompanhar o desempenho individual de cada aluno em uma turma de trinta ou quarenta pessoas é logisticamente inviável sem apoio de monitores ou tecnologias de gestão de aprendizagem. Se sua escola não oferece esse suporte, a solução mais prática é trabalhar com grupos de nível dentro da turma, rotacionando a supervisão direta entre os grupos. Você foca em um grupo por quinze minutos, depois faz um rodízio. Isso exige disciplina e organização prévia, mas é viável.
O cansaço do professor também é um fator que não deve ser ignorado. Preparar material novo toda semana é insustentável. Ter um acervo próprio de atividades organizadas por nível e tema economiza horas de preparação e garante consistência ao longo dos anos. Um arquivo bem organizado por pastas (fase pré-silábica, silábica, alfabética; temas como trabalho, saúde, cidadania) permite montar sequências completas em menos de uma hora. O investimento inicial de organização paga retorno imediato.
Recursos e onde encontrar material
O Ministério da Educação disponibiliza gratuitamente material específico para EJA em seu portal. O livro didático do Programa Nacional de Bibliotecas Escola tem versões adaptadas para educação de jovens e adultos. A plataforma Brasil Avancado também oferece atividades interativas, embora a usabilidade seja irregular e dependa da conexão do aluno. Escolas públicas frequentemente compartilham bancos de atividades entre professores da rede, então vale conversar com colegas da sua região. Livros como "Alfabetização e Letramento" de Ana Teberosky e "A Aprendizagem da Língua Escrita" de Emília Ferreiro fornecem a base teórica necessária para criar atividades próprias quando o material pronto não se adequa. Não existe uma fórmula única que funcione para todas as turmas. O que funciona em uma escola urbana pode não funcionar em uma comunidade rural. O que funciona em uma turma de empregadas domésticas pode não servir para uma turma de trabalhadores da construção civil. O material deve ser contextualizado e as atividades devem refletir as experiências de vida dos estudantes. Quando isso acontece, o aprendizado acontece junto.