Atividades Abolição Da Escravatura Educação Infantil - Atividades Abolição Da Escravatura Educação Infantil - FDPLEARN
Atividades Abolição Da Escravatura Educação Infantil - FDPLEARN

Como abordar a abolição da escravatura na educação infantil de forma séria e prática

Ensinar a abolição da escravatura para crianças pequenas é um assunto que gera bastante ansiedade nos educadores. A maioria acha que precisa simplificar demais até o conteúdo perder o significado, ou então usar atividades coloridas que não comunicam nada sobre o tema. Eu já vi muitos materiais prontos sendo distribuídos em formações e a realidade era sempre a mesma: as crianças coloriam bonecos sem contexto e o professor saía da sala sem saber se havia alcançado alguma compreensão mínima. O problema central não é a falta de recursos. O problema é que a abolição não foi um evento único e positivo, como muitos livros infantis apresentam. Foi um processo lento, marcado por resistência, disputa política e, principalmente, pela falta de qualquer política de inclusão após 1888. Tentar explicar isso para uma turma de 5 anos exige cuidado, mas não significa transformar o assunto em algo totalmente dissociado da realidade histórica.

atividades abolição da escravatura educação infantil: o que funciona na prática

Uma abordagem que costuma funcionar envolve partir do conceito de liberdade de maneira concreta. Crianças nessa idade entendem muito bem a ideia de querer escolher, de não ser obrigado a fazer algo, de ter o direito de ir e vir. A estratégia é conectar esses entendimentoes cotidianos à experiência histórica das pessoas escravizadas, sem dar detalhes brutais, mas também sem inventar uma narrativa suave demais. Uma atividade que eu aplico com frequência é a linha do tempo visual com imagens. Coloco figuras simples em uma extensão de papel longos no chão da sala e vamos caminhando por ela. Mostro que as pessoas africanas foram trazidas forçosamente para o Brasil, que viveram em condições de trabalho obrigado por séculos, que Zumbi dos Palmares liderou uma comunidade de fugitivos, e que a lei Áurea foi assinada em 13 de maio de 1888. A conclusão que chegamos juntos é simples: a lei mudou o papel, mas não mudou a vida das pessoas. Isso gera perguntas reais das crianças, e aí começa a conversa de verdade.

Outra atividade que uso são os livros de imagem. Leio obras como "A Menina Brilhante" de Paloma Pereira ou "Zumbi: O Príncipe Livre" de Eliane Brachtvogel. Essas obras mostram personagens negros em situações de agência e resistência, não apenas vitimização. Crianças respondsm melhor quando veem someone que age, que toma decisões, e não apenas alguém que sofre. É um detalhe importante que muitos materiais didáticos ignoram completamente. Eu também trabalho com a noção de pertencimento. Peço que as crianças tragam de casa histórias da sua família, receitas, músicas ou objetos que tenham significado. Quando faço isso no contexto do Dia da Consciência Negra e do 13 de Maio, a discussão ganha profundidade sem precisar de explicação direta sobre estruturas de opressão. As crianças percebem, por si mesmas, que todas as famílias têm histórias e que algumas histórias foram apagadas ou desvalorizadas pelo tempo.

👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!

Um erro muito comum que eu vejo em atividades prontas é a fetichização da cultura africana como se fosse algo exótico e distante. Coisas como máscaras, tambores e grafismos são apresentadas sem contexto, como se a África fosse apenas isso. Isso reforça estereótipos e não educa. O recomendável é mostrar a diversidade real: diferentes regiões, diferentes povos, contribuições reais na agricultura, na música, na medicina, na linguagem. A abolição não existe fora desse contexto mais amplo. Também é preciso ter atenção ao vocabulário. A palavra "escravo" é carregada e, para crianças pequenas, pode soar estranha ou assustadora se usada de forma repetida e sem mediação. Eu prefiro usar termos como "pessoas que foram prises" ou "pessoas que não podiam escolher onde viver". Isso não dilui a gravidade do tema, apenas o coloca em linguagem acessível. A informação permanece intacta; o que muda é a forma como chega.

Quanto aos materiais prontos para download, existem fontes confiáveis como o Portal do Professor do MEC, que oferece sequências didáticas completas, e o site da Fundação cultural Palmares, com materiais produzidos por educadores que realmente trabalham com o tema. Evite sites genéricos de atividades sem referência pedagógica, pois a qualidade varia muito e o risco de distorção histórica é real. Um ponto que poucos mencionam é a questão da datação. Muitas escolas concentram todo o trabalho em maio, perto do 13 de maio e do 20 de novembro. Isso cria uma espécie de "evento" isolado, que depois some do currículo até o ano seguinte. O conteúdo precisa ser transversal e presente ao longo de todo o ano letivo, integrado às histórias, às músicas, às discussões sobre justiça e respeito. Quando funciona assim, as crianças internalizam os conceitos de forma muito mais duradoura.

O maior limitante que eu encontro na prática é a formação dos próprios educadores. Muitos professores da educação infantil não tiveram contato com essa temática na sua própria formação e chegam na sala de aula sem referencial. Não adianta apenas distribuir atividades prontas. É necessário investimento em formação continuada, com leitura de autores como Flávio Gomes, Sueli Carneiro e Benedito Nunes, que trazem a complexidade necessária para o tema. Se você está começando a trabalhar o assunto, eu sugiro que não tente fazer tudo de uma vez. Escolha uma atividade por mês, aprofunde-se nela, observe como as crianças reagem e ajuste. O processo é mais importante do que a quantidade de material produzido. E tenha sempre em mente que o objetivo não é traumatizar, mas também não é mentir. As crianças merecem uma versão honesta, adaptada ao seu nível de compreensão, mas que não as trate como incapazes de lidar com a verdade.

Na prática, atividades bem construídas sobre a abolição na educação infantil costumam gerar observações interessantes. Crianças de 4 e 5 anos fazem perguntas como "por que eles não podiam ir embora?" e "o que aconteceu depois que a lei saiu?". Essas perguntas são a porta de entrada para discussões sobre direitos, igualdade e memória. Se o educador souber acolher essas questões sem desviar o assunto, o trabalho está feito.