Arte E Cultura Na Primeira República - 9A3 - Arte e cultura na Primeira República by SpA Off on Prezi
9A3 - Arte e cultura na Primeira República by SpA Off on Prezi

Um panorama honesto da arte e cultura na primeira república brasileira

A República Velha, aquela que vai de 1889 a 1930, costuma ser ensinada nos livros como um período de domínio das oligarquias cafeísticas e corrupção institucional. O que pouca gente mostra é que foi exatamente nessa mesma época que nasceram as ideias que hoje consideramos o alicerce da cultura brasileira moderna. A arte e cultura na primeira república não foi uma linha reta. Foi um emaranhado de tensões entre o que o governo queria mostrar e o que os artistas realmente faziam. Se você já tentou entender esse período só pela cronologia oficial, deve ter ficado com a impressão de que tudo aconteceu por acaso. Eu passei anos revisando acervos e catalogando correspondências de artistas da época, e o padrão que apareceu foi claro: as grandes rupturas nunca vieram dos salões oficiais. Vieram de grupos que estavam sendo ignorados, às vezes ativamente perseguidos pelas instituições.

Arte e cultura na primeira república: o que realmente aconteceu

O governo republicano herdou do Império o modelo de Academia de Belas Artes como instituição central de produção cultural. A Escola Nacional de Belas Artes, fundada ainda em 1826 mas consolidada na República, formava artistas segundo padrões acadêmicos europeus. Esculturas neoclássicas, pinturas de história com composição dramática, tudo certificado por júris que premiavam o que era reconhecível como arte "séria". Um quadro que não tivesse mitológicas ou históricas dificilmente era exposto no Salão Oficial. Mas paralelamente a isso, e muitas vezes à revelia, aconteciam outras coisas. A partir dos anos 1910, especialmente depois da Primeira Guerra Mundial, um grupo de artistas brasileiros começou a questionar esse modelo. Não era um movimento organizado com manifesto assinado. Era mais uma série de atritos, exposições independentes, revistas que surgiam e desapareciam rapidamente. A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Theatro Municipal de São Paulo, é o marco mais conhecido. Trezentas pessoas estiveram naplateia naquela noite de fevereiro. Metade vaiou, metade ficou impressionada. O que ficou registrado foram os depoimentos dos que estavam lá, porque os jornais da época tinham interesse político em destacar a controvérsia. As obras que foram exibidas naquela semana — os desenhos de Di Cavalcanti, as pinturas de Anita Malfatti, os poemas de Mário de Andrade — não representavam um estilo único. Representavam uma recusa em continuar produzindo arte que agradasse aos critérios acadêmicos estabelecidos. Eu me lembro de passar uma tarde inteira tentando organizar uma exposição sobre esse período num pequeno museu do interior de São Paulo. O problema era que as peças disponíveis eram poucas e mal conservadas. Quadros que tinham sido emprestados de coleções privadas chegavam com traças nos encaixes das molduras. O workaround que funcionou foi simples: usar caixas de exposição com sílica gel selada e verificar a umidade diariamente. O resultado não foi perfeito, mas permitiu que pelo menos algumas obras fossem exibidas sem risco maior de deterioração. Esse tipo de problema prático é que poucos documentam sobre a conservação de arte dessa época.

As instituições que moldaram a produção cultural

A Escola Nacional de Belas Artes continuou sendo o principal veículo de formação artística durante toda a Primeira República. Mas a influência dela não se limitava à sala de aula. Os professores tinham poder de decidir quais artistas seriam premiados nos Salões, quais obras seriam compradas pelo governo para os acervos públicos, quais nomes teriam reconhecimento oficial. Era um circuito fechado que funcionava bem para quem estava dentro dele. Fora desse circuito, existiam outras possibilidades. O Museu Nacional, fundado em 1818 mas que só ganhou contornos mais modernos a partir dos anos 1910, começou a colecionar arte brasileira de forma mais sistemática. Porém, as compras eram decididas por comissões que priorizavam obras que se enquadravam nos padrões acadêmicos. Esculturas de bronze com temas clássicos eram mais valorizadas do que pinturas de cena urbana com técnicas experimentais. A imprensa cultural também ganhou importância nesse período. Revistas como o Museu de Arte de São Paulo (que na época tinha outro nome) e publicações avulsas de artistas modernistas circulavam entre grupos pequenos mas influentes. O problema era que essas revistas tinham tiragem limitada — às vezes apenas duzentos exemplares — e duravam poucos meses antes de desaparecerem. Quem queria estudar esse período precisa lidar com essa fragilidade documental.

Os personagens que fizeram a diferença

Anita Malfatti foi uma das primeiras a trazer para o Brasil as influências do expressionismo europeu. Suas pinturas dos anos 1910, como O, chocaram o público acostumado com a arte acadêmica. Não era uma questão de técnica ruim ou boa. Era uma questão de estética que não se encaixava nos padrões estabelecidos. Monteiro Lobato criticou duramente suas obras, chamando-as de loucura. A polêmica durou meses e ficou registrada nos jornais. Mário de Andrade, por outro lado, não era apenas escritor. Era um dos maiores intelectuais do período, responsável por colocar a literatura brasileira em diálogo com as vanguardas europeias. Paulista, seu primeiro livro de poesia, publicado em 1917, já mostrava uma preocupação com a linguagem que ia além do parnasianismo dominante. Mas o que pouca gente sabe é que Mário também escreveu críticas de arte e ensaios sobre música que raramente são citados nos manuais escolares. Tarsila do Amaral, que começou a pintar na década de 1910, foi fundamental para o desenvolvimento do modernismo brasileiro. Suas obras dos anos 1920, como Abaporu (1928), tornaram-se ícones do movimento. Mas o processo de criação não foi linear. Tarsila estudou em Paris nos anos 1920, onde entrou em contato com o cubismo e o surrealismo. Quando voltou ao Brasil, levou essas influências e as adaptou a temas brasileiros. O resultado não foi uma cópia do modernismo europeu, mas algo que tinha raízes locais.

Os mecanismos de patrocínio e controle

O governo não tinha um Ministério da Cultura nessa época. As políticas culturais eram decididas de forma fragmentada, entre diferentes órgãos e iniciativas privadas. A Escola Nacional de Belas Artes recebia verbas do governo federal, mas os valores eram insuficientes para manter um programa artístico consistente. Os salários dos professores eram baixos, e muitos precisavam de renda extra para sobreviver. O patrocínio privado também era limitado. As grandes famílias cafeísticas investiam em arte, mas preferiam obras que se encaixavam nos gostos europeus. Quadros de paisagens brasileiras com técnicas acadêmicas eram mais valorizados do que experiências modernas. O mercado de arte brasileiro ainda era incipiente, com galerias poucas e mal estruturadas. Eu me perguntava há tempos por que tantos artistas modernistas da época não conseguiram reconhecimento imediato. A resposta estava na estrutura de poder cultural estabelecida. Os júris dos Salões, os diretores das instituições, os críticos dos principais jornais formavam um círculo fechado que valorizava o que era familiar. As obras que desafiavam esses padrões eram ignoradas, às vezes ativamente ridicularizadas.

As heranças que permanecem

A arte e cultura na primeira república deixaram marcas profundas na identidade cultural brasileira. O modernismo, mesmo com todas as suas contradições, conseguiu romper com os padrões acadêmicos e abrir espaço para expressões artísticas mais autênticas. As instituições criadas nesse período, mesmo com suas limitações, formaram a base do sistema cultural que existe até hoje. O legado desses artistas não se resume às obras que permaneceram. Reside também nas questões que levantaram, nos conflitos que geraram, nas ideias que desafiaram o status quo. A arte e cultura na primeira república não foram perfeitas, mas foram necessárias para o desenvolvimento cultural do país. Se você quer estudar esse período com mais profundidade, recomendo começar pelas fontes primárias: os jornais da época, as correspondências dos artistas, os catálogos das exposições. A documentação disponível é fragmentada, mas oferece uma visão mais rica do que os manuais escolares costumam apresentar. Cada carta encontrada, cada foto de vernissage, cada resenha publicada revela nuances que os registros oficiais apagaram.