A fauna de Mato Grosso do Sul na prática
animais mato grosso do sul: o que você realmente encontra no estado
Mato Grosso do Sul tem uma das maiores concentrações de vida silvestre do Brasil, e isso não é coisa de folder turístico. O estado abriga trechos do Pantanal, do Cerrado e da Araucária, e cada bioma carrega sua própria lista de espécies. Se você trabalha com anything relacionado a fauna — monitoramento, pesquisa, segurança pública, seguro agrícola — precisa saber que os animais aqui não se comportam como nos manuais genéricos. A gente lida com isso todo dia. O que mais aparece em relatos de campo é a onça-pintada. Não é raro cruzar com pegadas ou vestígios na BR-262 e nas regiões de Miranda e Porto Murtinho. O bicho existe, mas tem diminuído em áreas abertas de pecuária. Depois vêm as antas, queixadas, capivaras e o cervo-do-pantanal, que volta a aparecer em áreas restauradas. A variedade de aves é absurdamente alta — tuiuiú, gavião-real, jacutinga. E os répteis: jacaré-do-pantanal em qualquer lagoa parada, sucuri nos trechos alagados. O problema é que a maioria das pessoas só reconhece os dois primeiros nomes que vêem numa lista da internet.
Quando comecei a trabalhar com relatórios de fauna há uns anos, num projeto de licenciamento ambiental perto de Naviraí, eu achava que bastava fazer um levantamento bibliográfico. Errado. Aconteceu de eu registrar presença de preguiça-de-coleira num fragmento de floresta estacional semianúme, algo que nenhuma base de dados da região apontava. O animal estava ali, mas ninguém tinha mapeado oficialmente. A lição que levei comigo: bases oficiais cobrem bem as áreas mais óbvias, mas deixam lacunas enormes em regiões de transição como o pantanal norte e o cerradão do leste do estado.
Como fazer um levantamento de fauna útil para o estado
A abordagem padrão que eu recomendo agora combina três métodos simultâneos. O primeiro é o rastreamento de vestígios. Caminhadas noturnas com lanterna, procurando pegadas, fezes, arranhões em árvores. Funciona muito bem para mamíferos médios e grandes, que são os mais fáceis de identificar assim. O segundo método é o uso de câmeras trap. Eu costumo usar pelo menos 20 câmeras por área de estudo, distribuídas em linhas de 200 metros, com intervalo de três metros entre elas. A taxa de detecção aumenta drasticamente depois da terceira semana de coleta. O terceiro método é o CAVA, chamada ativa por avistamento. Você caminha em trilha e anota tudo o que vê ou ouve. É simples, mas exige que quem faz o trabalho consiga diferenciar chamados de aves e mamíferos. Muitos relatórios erram justamente porque o técnico que faz o CAVA não tem formação em bioacústica. Isso gera superestimação de algumas espécies e subestimação de outras. Eu já vi relatórios que ignoraram completamente a presença de bichos-da-terra porque o pesquisador não sabia distinguir o som deles do barulho de insetos à noite.
Uma coisa que poucas pessoas levam em conta é o sazonal. No Pantanal, a seca e a cheia mudam completamente a distribuição dos animais. Durante a cheia, a fauna se concentra em ilhas e áreas altas. Na seca, desce para as margens dos rios e lagoas remanescentes. Se o levantamento for feito na época errada, os números vão distorcer a realidade. Um censso de mamíferos feito em julho pode mostrar muitos indivíduos em um raio pequeno simplesmente porque todos estão confinados às beiras dos rios, não porque a população é alta.
Erros comuns que vejo em relatórios de fauna do MS
O erro número um é copiar listas de espécies de outros estados sem checar a ocorrência local. Mato Grosso do Sul tem espécies que não estão presentes em Mato Grosso, e vice-versa. Já recebi relatório que pedia licença para uma área em Dourados e trazia onça-pinta listada como presença certa, sem nenhuma evidência fotográfica ou de vestígio. A onça-pintada existe na região, sim, mas afirmar presença sem comprovação é falta séria de rigor técnico. O erro número dois é confundir abundância com diversidade. Ter 500 registros de capivara não significa nada em termos de conservação. Espécies comuns aparecem sempre. O que interessa mesmo é a presença de espécies ameaçadas, como o rato-das-palmeiras, o lobo-guará ou a ararinha-azul, que já voltou a ser registrada em pontos isolados do pantanal.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outro problema frequente é a falta de coordenadas GPS nos registros. Anotar "região de Bonito" é inútil para qualquer análise espacial. As coordenadas precisam estar no formato decimal, com precisão razoável, senão o dado não entra em modelos de distribuição de espécie. Eu mesmo já perdi três semanas refazendo um inventário inteiro porque os dados originais tinham sido anotados em graus e minutos sem conversão correta, e o software de análise recusava o arquivo.
Dados práticos sobre as espécies mais relevantes
Jacaré-do-pantanal — Coniophans biporcatus. É o maior crocodiliano do estado, podendo ultrapassar 4 metros. abundance é altíssima nas áreas alagáveis, mas a pressão da caça ilegal ainda existe em comunidades ribeirinhas. O manejo sustentável é permitido pela IBAMA, mas exige autorização específica. Lobo-guará — Chrysocyon brachyurus. Mamífero mais alto do Brasil, com cerca de 80 cm na cernelha. Habita o Cerrado e as bordas do Pantanal. Está na lista de vulneráveis. O conflito com criadores acontece porque ele predia filhotes de gado solto, algo raro mas suficiente para gerar retaliações.
Preda-gigante — Puma concolor. O puma tem presença confirmada no estado, especialmente nas regiões de Campo Grande e Dourados, em áreas de mata mais preservada. A espécie é discretiva e elusiva, então registros fotográficos são menos comuns do que o esperado. Tuiuiú — Jabiru mycteria. Ave simbólica do Pantanal. Colônias reprodutivas estão concentradas em ilhas do rio Paraguai e do rio Miranda. A presença humana próxima a essas ilhas durante a época de nidificação causa abandono de ninhos, algo que eu vi acontecer várias vezes em visitas de campo.
O que observar antes de iniciar qualquer trabalho de campo
Antes de pisar no terreno, consulte a lista oficial do MMA e os dados do ICMBio para o estado. Depois, cruze com registros do Portal da Biodiversidade e do SiBBr. Nenhuma dessas fontes está completa, mas elas dão o ponto de partida. Em seguida, fale com moradores da região. Informação local vale mais do que qualquer banco de dados. Eu descobri uma área de nidificação de gavião-real conversando com um boiadeiro em Aquidauana, algo que nenhum mapa oficial apontava. O cronograma deve considerar a estação do ano. Para mamíferos, o ideal é começar o levantamento logo após o início das chuvas, quando a vegetação ainda não fechou completamente e os rastros ficam mais visíveis. Para aves, o período reprodutivo é o melhor momento porque os machos cantam mais e são mais fáceis de localizar.
Se o objetivo for licenciamento ambiental, invista tempo na delimitação correta da área de influência direta e indireta. Uma área mal definida gera questionamentos do órgão ambiental e atrasa o processo em meses. Eu vi um projeto ser engavetado por dois anos simplesmente porque a APP estava desenhada com base em imagem de satélite desatualizada, e o rio tinha mudado de curso anos antes. Aqui em Mato Grosso do Sul, a diversidade animal é real e documentável, mas só quem vai a campo entende as nuances. Relatórios prontos da internet ajudam como referência, mas a verdade está na pegada, no registro de câmera e na conversa com quem viveo.