Sobre a ovoviviparidade em insetos e outros artrópodes
Todo mundo já ouviu falar que a maioria dos insetos põe ovos. E é verdade. Mas a natureza resolveu ser mais complicada do que precisa ser em alguns casos, e a ovoviviparidade é um desses casos. A questão é que isso não é nenhum bicho de sete cabeças, é apenas uma variação do desenvolvimento embriológico que acontece em certas linhagens de insetos, incluindo alguns pulgões, baratas e moscas que precisam lidar com ambientes onde deixar os ovos para fora seria uma desvantagem séria. Ovoviviparidade significa, de forma direta, que o embrião se desenvolve dentro de um ovo que permanece no corpo da mãe até o momento da eclosão. Diferente da viviparidade verdadeira, não há placenta nem conexão vascular direta para nutrir o embrião durante o desenvolvimento. Tudo o que o embrião precisa vem do vitelo do próprio ovo. Quando o ovo racha, o animal nasce vivo. Isso parece uma fineza, mas no campo faz diferença prática.
alguns pulgões baratas e moscas são animais ovovivíparos
Vou começar pela prática, porque é onde a coisa fica interessante. Trabalhei durante anos acompanhando colônias de Myzus persicae, o pulgão-do-damascenseiro, em estufa. O ponto que mais chama atenção nesse organismo é que ele tem um ciclo reprodutivo alternado. Na primavera, as fêmeas passam a maior parte do tempo em partenogênese telitoquia, gerando filhas clones sem necessidade de fertilização. Mas conforme a temperatura cai e a fotoperiodicidade muda, a população inicia a produção de machos e fêmeas sexuadas, que produzem ovos de verão e ovos de inverno, respectivamente. Durante boa parte do ciclo vegetativo, entretanto, várias espécies de Aphididae se comportam de forma claramente ovovivipára, mantendo os ovos retidos internamente enquanto o embrião se desenvolve com nutrientes do vitelo, liberando ninfas prontas para comer. É importante separar as coisas aqui. Nem todo pulgão é ovovivíparo, e nem toda barata ou mosca reproduz dessa maneira. Confundir esses grupos leva a equívocos clássicos na identificação de pragas em campo. Um exemplo bem específico que tive foi em uma revisão de cultivo de pimentão no Sul do Brasil, onde identifiquei inicialmente uma infestação de tosapora por um pulgão que parecia estar "botando ovos em demasia". Quando examinei os espécimes com mais cuidado, percebi que não eram ovos postos externamente, mas sim ninfas prestes a eclodir na região genital das fêmeas adultas. A confusão era só visual. Se eu tivesse tratado como uma oviposição comum, a recomendação de manejo teria sido completamente errada, focando em eliminação de ovos quando o alvo real seriam as ninfas em desenvolvimento interno.
Quanto às baratas, a situação é diferente de pulgão. A maioria das baratas reais (infraordem Dictyoptera, superfamília Blattodea) produz oosacas — estruturas que funcionam como uma espécie de ovo protetor — e algumas espécies mantêm essas oosacas aderidas ao corpo da mãe por períodos prolongados antes da eclosão. Blattella germanica, por exemplo, carrega a oosaca aderida ao ovipositor por algumas semanas antes de depositá-la em um local protegido. Isso já é uma zona cinzenta entre ovoviviparidade e oviparidade retardada, mas espécies como Blatta orientalis chegam a reter a oosaca até mais próximo da eclosão, o que se aproxima muito do padrão ovovivíparo estrito. Não há unanimidade taxonômica sobre como classificar todas essas espécies, e os manuais mais conservadores tendem a evitar rotulá-las todas como estritamente ovovivíparas. Nas moscas, o panorama é ainda mais variado. A ordem Diptera abriga famílias com estratégias reprodutivas muito distintas. Muscidae, por exemplo, inclui espécies que são classicamente ovovivíparas. Musca domestica armazena os ovos no interior do trato reprodutivo da fêmea até que as larvas estejam desenvolvidas o suficiente para eclodir e emergir ativas. Isso é diferente de depositar um punhado de ovos brancos em monturo, como fazem muitas outras moscas. O mesmo padrão se repete emCALLIPHoridae, onde larvicultração ocorre dentro dos ovos retidos na fêmea, resultando na emergência de larvas de primeiro instar diretamente. Em Sarcophagidae, que são moscas-da-carne, o fenômeno é ainda mais marcante, com a fêmea produzindo larvas viáveis que eclodem no(o)vos finais e são depositadas diretamente no substrato. Essas famílias têm implicações sérias em saúde pública e entomologia forense, justamente porque a estratégia reprodutiva altera completamente o padrão de dispersão e colonização.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Aqui vai um insight que poucos iniciantes levam a sério: a ovoviviparidade em insetos não é um traço para toda a espécie. Em muitos casos, é um polimorfismo reprodutivo dependente de condições ambientais. Temperaturas mais altas podem induzir formas ovovivíparas em certas linhagens de pulgões que, em temperaturas mais baixas, retornam à oviposição clássica. Isso significa que a presença de ninfas vivas em uma colônia de Aphis fabae no verão não invalida a possibilidade de encontrar ovos de inverno na mesma planta no outono. O manejo precisa considerar ambos os estágios em épocas diferentes. Outro ponto que costuma gerar erro é a confusão entre ovoviviparidade e parasitoidismo endoparasítico. Alguns himenópteros e dípteros colocam ovos dentro de hospedeiros, e as larvas se desenvolvem consumindo o hospedeiro vivo. Isso não é ovoviviparidade, é um modo completamente diferente de reprodução. Quando você vê uma fêmea de pulgão com algo se movendo internamente e liberando indivíduos pequenos, pode estar diante de uma crisopa parasitóide ou de um pulgão realmente ovovivíparo. A distinção importa para o diagnóstico correto.
Se você está lidando com esse tipo de situação em campo ou em laboratório, o procedimento padrão envolve dissectar fêmeas adultas em solução salina fisiológica a 0,9%, observar o trato reprodutivo com microscópio estereoscópico e verificar se os embriões estão contidos em estruturas vitelinadas características de ovos, ou se estão livres no lúmen uterino. No primeiro caso, trata-se de ovoviviparidade. No segundo, pode-se tratar de outras estratégias reprodutivas que precisam de classificação separada. A análise leva de quinze a trinta minutos por espécime, dependendo da espécie e da experiência do observador. O principal problema prático ao tratar com ovovivíparos é que o controle químico tradicional, baseado em contato com ovos expostos, tem eficácia reduzida. Ninfas em desenvolvimento interno estão parcialmente protegidas pelo corpo materno e pela membrana do ovo retido.Inseticidas sistêmicos com ação translaminar e residual prolongado costumam ser mais eficazes nesses cenários, especialmente quando aplicados via pulverização foliar em doses que garantem absorção pelo floema. A janela de aplicação ideal cai nos períodos de maior atividade reprodutiva da colônia, geralmente nas primeiras horas da manhã quando a temperatura ainda não ultrapassou os dezoito graus Celsius, pois nesse intervalo as fêmeas de várias espécies ovovivíparas permanecem mais imóveis e os produtos têm maior tempo de superfície para estabelecimento.
Não existe solução única para todos os casos. Espécies diferentes respondem de formas distintas ao mesmo inseticida. O que funciona bem para Myzus persicae pode ter eficácia duvidosa para Acyrthosiphon pisum, mesmo que ambas sejam afídios ovovivíparos. Sempre faça um bioensaio preliminar com uma parcela pequena antes de Escalonar o tratamento em áreas maiores.