Por que a colocação do pronome oblíquo está incorreta em quase todo mundo que escreve
Você já deve ter visto isso mil vezes: frases onde o pronome não vai nem aqui nem ali. A verdade é que a grande maioria das pessoas não domina de fato a regra. Escrevem como soa mais natural na fala, e a norma culta não segue necessariamente a fala coloquial. Isso gera erros sistêmicos que até revisores experientes deixam passar por hábito.
a colocação do pronome oblíquo está incorreto em situações muito específicas que ninguém ensina direito
A regra básica é simples: ênclise quando o verbo inicia a oração, próclise quando há atrativo, e mesóclise nos tempos futuros. O problema é que as exceções e os casos limítrofes são onde todo mundo erra. Eu passei anos revisando textos jurídicos e acadêmicos, e posso te dizer que a maior fonte de erro não é a regra em si, mas a aplicação inconsistente quando os fatores de atração se sobrepõem. Vou dar um exemplo prático que eu encontrei numa revisão recente. O texto continha: "Não se deve utilizar essa técnica." Parece correto, certo? Erro. Quando a negação "não" está presente, o pronome obrigaatoriamente vai para antes do verbo. O correto é "Não se deve utilizar essa técnica" — que nesse caso específico está certo. Mas aí tem a pegadinha: se a frase fosse "Nunca se deve utilizar...", o "nunca" também é fator de atração, e o pronome continua antes. A armadilha é que muitos acham que o "se" neutro (índice de indeterminação do sujeito ou partícula apassivadora) foge da regra do "não". Não foge. Ele também é atraído pelo advérbio de negação.
👉 Clique no botão abaixo para saber mais sobre o assunto!
Outro caso que me dá trabalho todo dia: a combinação de dois fatores de atração. Quando você tem uma conjunção subordinativa ("que") junto com um pronome relativo, o sistema entra em conflito. Por exemplo, "o problema que se deve analisar" versus "o problema que se deve analisar". Em teoria, a conjunção "que" atrai o pronome. Na prática, muitas gramáticas tratam isso de forma diferente dependendo da estrutura. O que eu faço é verificar se o "que" funciona como conjunção integrante ou pronome relativo. Se for pronome relativo, a atração é mais forte e o pronome oblíquo fica antes. Se for conjunção, também fica antes, mas aí depende se o verbo está no início ou não da oração. Um ponto que poucos entendem: a mesóclise. Muita gente acha que é só usar nos futuros do presente e do pretérito. Isso está correto, mas esquecem de um detalhe importante. Se houver qualquer fator de atração antes do verbo, a mesóclise se rompe e o pronome vai para a próclise. Por exemplo: "Quando se analisará o relatório" — o "quando" e o "se" são fatores de atração, então não tem mesóclise possível. O correto é manter a próclise. Já em "Analisar-se-á o relatório", sem nenhum fator de atração, a mesóclise é obrigatória. A confusão acontece porque as pessoas tentam aplicar mesóclise mesmo quando há palavras atrativas no contexto.
Também preciso mencionar o chamado "se" partícula apassivadora. Esse é um dos pontos mais mal compreendidos. Quando o "se" é parte da voz passiva sintética, ele não é um pronome oblíquo de objeto direto no sentido tradicional — ele é parte da construção passiva. A concordância verbal muda completamente. "Vende-se casas" está errado porque o sujeito é "casas" (plural), então deveria ser "Vendem-se casas". Já "Vende-se carro" estaria errado também, deveria ser "Vende-se o carro" ou "Vendem-se carros", dependendo do contexto. O erro mais comum que vejo é a concordância no singular quando o sujeito é plural, e isso tem tudo a ver com a colocação do pronome e sua função na oração. Existe ainda a questão dos pronomes oblíquos átonos combinados com preposições. Quando o verbo rege preposição, o pronome também carrega essa preposição. "Entreguei-o ao diretor" — o "o" é objeto direto, mas a preposição "a" vem do complemento indireto. Se a pessoa escrever "Entreguei o ao diretor", o erro é duplo: além da colocação (ênclise seria aceitável aqui porque não há fator de atração), a ordem dos elementos está embaralhada de forma que soa extremamente artificial. Na prática, eu recomendo que em contextos formais, quando o verbo termina em som nasal, o pronome "o" se transforma em "no". Então "Entregou-se" vira "Entregou-no" no caso de ênclise, mas se houver fator de atração, vira "Não o entregou" ou "Entregou-no" dependendo da estrutura.
O que eu aprendi na prática é que a melhor forma de verificar a colocação correta é fazer a seguinte análise: primeiro identifique se existe algum fator de atração (advérbio, pronome relativo, conjunção, infinitivo impessoal, etc.). Se existir, próclise. Se não existir e o verbo não iniciar a oração, dê uma olhada nos conectivos anteriores. Se o verbo estiver no futuro do presente ou pretérito e não houver nada atraente, use mesóclise. Se o verbo iniciar a oração, ênclise. Essa é a espinha dorsal. O resto são nuances que se aprendem com experiência de revisão. Uma dica prática que uso há anos: quando estou revisando um texto e encontro uma frase com pronome oblíquo, eu leio a frase toda em voz alta. Se soar estranho ou ambíguo, provavelmente está errado. Isso não substitui a análise gramatical, mas funciona como um filtro rápido para erros grosseiros que escapam na leitura silenciosa. O problema é que a fala e a norma culta divergem em muitos aspectos, então esse método tem suas limitações claras. Ele é útil como primeira triagem, não como solução definitiva.